domingo, 30 de setembro de 2012

VÍDEO DA EBICAT

Video da Escola Bíblico-Catequética, módulo de Liturgia e Catequese (14 a 16 de setembro de 2012), e da reunião da Pastoral Bíblico-Catequética do Sub-regional RPII.


sábado, 29 de setembro de 2012

I SIMPÓSIO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL - REGIONAL SUL1

SÁBADO (29/09/12)


Está acontecendo na Casa de Formação  Santa Fé-Anhanguera-SP, o 1º Simpósio da Animação Bíblica da Pastoral Sul1-CNBB, destinado aos catequistas, seminaristas, sacerdotes,  religiosos e agentes de pastorais. Na parte da manhã, a primeira conferência  foi assessorada por Padre Boris Agustin Nef Ulloa, com o tema: "O conhecimento da Palavra de Deus para a animação Bíblica da Pastoral", tendo como referência o documento PONTIFÍCIA Comissão Bíblica. Povo Judeu e suas Sagradas Escrituras na Bíblia Cristã.




No período da tarde, a segunda conferência foi proferida por Dom Leonardo Ulrich Steiner – Secretario Geral da CNBB com o tema: “Contemplar a Palavra que dá sentido a vida dos discípulos missionários de Jesus Cristo”.





ABERTURA - SEXTA-FEIRA (28/09/12)

Teve início na noite de ontem no Regional Sul 1 - São Paulo o 1º Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral. Veja na integra a saudação de Dom Vilson.

Quero saudar a todos os irmãos e irmãs, presbíteros, religiosas/os, diáconos, leigos/as, seminaristas, assessores/as vindos a este Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral, organizado e articulado pela Comissão de Bíblia e Catequese do nosso querido Regional Sul 1 da CNBB, de 28 a 30 de setembro de 2012, na grande metrópole de São Paulo.

Em nosso Brasil, com grande criatividade, multiplicaram-se experiências de serviço missionário sustentadas pela Palavra. Muitas comunidades conservaram-se vivas e dinâmicas alimentadas somente pela Palavra. O Espírito Santo sustentou toda esta vitalidade. O que se propõe a seguir são linhas de ação orientadas a um novo passo: a animação bíblica de toda a pastoral.

Primeiramente é preciso reconhecer que os interlocutores da ação pastoral são sujeitos e não somente destinatários. De fato, não recebem a Palavra para guardá-la para si mesmos, mas para anunciá-la (cf. Is 50,4). Como recorda o Senhor: “O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados” (Mt 10,27). Sendo assim, interlocutores da animação bíblica da pastoral são todos os membros do Povo de Deus: os leigos, enquanto presença da Palavra de Deus em forma de “fermento na massa”; os consagrados enquanto presença da Palavra de Deus na vivência dos conselhos evangélicos; os ministros ordenados enquanto presença da Palavra de Deus no exercício do tríplice múnus de ensinar, santificar e governar. Todos os membros do Povo de Deus, no entanto, são chamados a dar testemunho de acolhida e vivência da Palavra.

Para acontecer uma animação bíblica da pastoral indicamos que se crie alguns espaços importantes tais como: Comissões, com uma organização funcional, que ofereçam uma rede de serviços e ajudas práticas, facilitando a efetiva animação bíblica da pastoral; Equipes de assessoria da animação bíblica da pastoral; e Formação bíblica permanente (no tempo), sistemática (no currículo) e profunda (nos conteúdos) para assessores e multiplicadores da animação bíblica da pastoral.

 No Eixo da Formação: a animação bíblica da pastoral, enquanto Caminho de Conhecimento e Interpretação da Palavra, encontra na catequese seu espaço vivencial, pois “a atividade catequética implica sempre abeirar-se das Escrituras na fé e na Tradição da Igreja, de modo que aquelas palavras sejam sentidas vivas, como Cristo está vivo hoje, onde duas ou três pessoas se reúnem em seu nome (cf. Mt 18,20). A catequese deve comunicar com vitalidade a História da Salvação e os conteúdos da fé da Igreja, para que cada fiel reconheça que sua vida pessoal pertence àquela história”.[1]

 No Eixo da oração: A animação bíblica da pastoral, enquanto Caminho de Oração com a Palavra e Comunhão, encontra na liturgia seu lugar privilegiado, em que Deus continua hoje a se comunicar com seu povo que escuta e responde. Cada ação litúrgica, por sua própria natureza, está impregnada da Sagrada Escritura. Nela “a Palavra de Deus é celebrada como palavra atual e viva”.[2]

 No eixo do anúncio: A animação bíblica da pastoral, enquanto Caminho de Evangelização e Proclamação da Palavra, nos impulsiona à caridade (cf. 2 Cor 5,14). “A missão da Igreja não pode ser considerada como realidade facultativa ou suplementar da vida eclesial. (...) É a própria Palavra que nos impele para os irmãos: é a Palavra que ilumina, purifica, converte; nós somos apenas servidores. Por isso, é necessário descobrir cada vez mais a urgência e a beleza de anunciar a Palavra para a vinda do Reino de Deus. (...) Não se trata de anunciar uma palavra anestesiante, mas desinstaladora que chama à conversão, que torna acessível o encontro com Ele, através do qual floresce uma humanidade nova”.[3]

No início deste nosso Simpósio recordaria que o Sínodo sobre a Palavra e a Verbum Domini constituem um novo Pentecostes para a Igreja. Que assim aconteça, também, com a acolhida e a prática deste Documento. Nossos bispos nos exortam para que estas linhas de ação influam eficazmente na vida e na missão da Igreja, particularmente na Catequese, na Liturgia e no Testemunho da caridade, contribuindo, assim, para a vivência profunda da Fé, pois sabemos que a “Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela”.[4]

Somos, na verdade, consagrados e enviados para anunciar a todos a Palavra que é Cristo. Tendo-a escutado, respondamos “com a obediência da fé” (cf. Rm 1,5; 16,26) e “o ouvido do coração”,[5] a fim de que as nossas palavras, opções e atitudes “sejam cada vez mais uma transparência, um anúncio e um testemunho do Evangelho”,[6] e vivamos por Ele (cf. 1Jo 4,9).

Temos uma Boa Nova para anunciar ao mundo de hoje: a Palavra de Deus, Jesus Cristo, que está presente entre nós. Ele é mensagem de salvação e de vida. Com São Paulo, não queremos saber nem pregar outra coisa, a não ser Jesus Cristo, para nós sabedoria e poder de Deus (cf. 1Cor 2,2).

Que a intercessão de Maria, modelo de quem viveu a plena obediência da fé e escutou com o ouvido do coração. Ela é o ícone perfeito da fé bíblica, da escuta e do acolhimento generoso e disponível à vontade do Senhor. “A sua fé obediente face à iniciativa de Deus plasma cada instante da sua vida. Virgem à escuta, vive em plena sintonia com a Palavra divina”.[7] Ela teve a vida totalmente modelada pela Palavra.

Que este 1º. Simpósio de animação Bíblica da Pastoral, que declaro aberto nesta noite do dia 28 de setembro de 2012, traga a todos nós, participantes deste evento, luzes de Deus, no sentido de abraçarmos ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida e em nossas comunidades espalhadas em nossas dioceses e em nosso Regional. Bom Simpósio e felicidades a todos e todas.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética – CNBB/Sul 1

[1] VD 74.
[2] VD 52.
[3] VD 93 (cf. 90-98).
[4] Cf. VD 3.
[5] RB Prólogo,1.
[6] Cf. PDV 26.
[7] VD 27.

Fonte: Regional Sul 1: http://catequeseregsul1.blogspot.com.br/

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ATENÇÃO CATEQUISTAS ALUNOS  E EX-ALUNOS DA EBICAT (ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA)
MÓDULO DE APROFUNDAMENTO DA EBICAT

Atenção aos nossos catequitas ex-alunos e alunos da EBICAT (Escola Bíblico-Catequética), antes chamada EDICAT: no dia 20 de outubro, das 07h30 às 17h, teremos módulo de aprofundamento da EBICAT, com o tema introdução à Cristologia, no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus (Seminário Diocesano), entrada pela Rua Prisciliano Pinto, em frente ao hospital Ielar. 

Pedimos que cheguem por volta das 07h30 para tomarmos café, em seguida teremos aula no período da manhã e vivências na parte da tarde. Pedimos também que confirmem presença até dia 10 de outubro, pelos e-mails robertobocalete@yahoo.com.br ou rosangelacatequese@gmail.com! O custo do módulo será de R$10,00, pago no dia! Aguardamos vocês! Abraços...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

 DOM TOMÉ FERREIRA DA SILVA É NOMEADO PARA BISPO DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
26 DE SETEMBRO DE 2012



A Pastoral Bíblico-Catequética de nossa diocese acolhe com alegria a nomeação do papa Bento XVI, que escolheu Dom Tomé para bispo de nossa diocese. Saudamos com alegria nosso novo bispo e agradecemos a Deus por aquele que vem em nome do Senhor! Seja bem vindo Dom Tomé!



REPORTAGEM DO SITE DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 26, a transferência do Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal da Região Ipiranga, Dom Tomé Ferreira da Silva, (51), que assumiu o lema: Cum veritate et charitate sanctitudo (Santidade na verdade e caridade).

Dom Tomé é o quinto bispo nomeado da Diocese de São José do Rio Preto.  Ele terá dois meses de prazo para tomar posse da nova sede, sucedendo a D. Paulo Mendes Peixoto, que foi transferido para a Arquidiocese de Uberaba/MG no dia 07/03/2012. Durante o período de vacância, Pe. Jarbas Brandini Dutra assumiu, desde o último sete de maio, com o Conselho de Consultores, até a posse de Dom Tomé, o comando da mesma.

Abaixo breve relato:
Dom Tomé Ferreira da Silva nasceu em Cristina (MG), em 17 de maio de 1961, sendo o décimo filho de uma família de doze irmãos, constituída pelo Sr. Sebastião Ferreira da Silva e D. Ana Ferreira da Silva, já falecidos.
Foi acolhido no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha, em fevereiro de 1975 e ordenado sacerdote no dia 1º de janeiro de 1987, em Cristina (MG), por Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral, já falecido.
Formação Acadêmica: o ensino fundamental e o ensino médio foram realizados nas Escolas de São Domingos Sávio e Cônego Artêmio Schiavon, em Cristina e no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores e Escola Estadual Vital Brasil, em Campanha.
Em 1982 concluiu o Curso de Filosofia, no Seminário Diocesano São José, em Três Corações e, em 1986, o Curso de Teologia, realizado no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, agregado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ).
Na Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações, concluiu os cursos de Estudos Sociais em 1989 e História em 1990.
Mestrado em Filosofia - Especialização em Filosofia Teorética, pela Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, concluído em 1993. Pós-graduação "latu senso" em Filosofia Contemporânea, concluído em 1998, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).
Trabalhos Pastorais: Na diocese de Campanha, trabalhou nas seguintes paróquias: Nossa Senhora das Dores, em Boa Esperança, Santa Isabel, em Heliodora, Santa Catarina de Alexandria, em Natércia, Nossa Senhora da Conceição, em Conceição das Pedras, Sagrada Família em Três Corações.
Foi membro dos seguintes organismos diocesanos: Conselho Presbiteral, Conselho Administrativo e Conselho Pastoral. Foi coordenador diocesano da Pastoral da Liturgia. Foi professor, vice-reitor e reitor do Seminário Diocesano São José, do Curso de Filosofia na diocese da Campanha. Professor de Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, na arquidiocese de Pouso Alegre (MG). No Regional Leste 2 da CNBB, foi representante da diocese de Campanha na Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e na Comissão de Liturgia.
Foi eleito bispo no dia 9 de março de 2005 e ordenado no dia 13 de maio na cidade de Cristina (MG).
Tomou posse do ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo no dia 28 de maio de 2005.
Atualmente é Vigário Episcopal na Região Episcopal Ipiranga, Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, Bispo Assessor da Pastoral Vocacional, dos Seminários e da Dimensão Missionária na Arquidiocese de São Paulo.
Bispo referencial para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso no Regional Sul 1 da CNBB.
Lema: "Santidade na verdade e na caridade"

Dados Pessoais de D. Tomé:
Nome: Tomé Ferreira da Silva.
Pais: Sebastião Ferreira da Silva e D. Ana Ferreira da Silva (já falecidos).
Nascimento: 17/05/1961, em Cristina (MG).
Presbiterado: 01/01/1987.
Eleito bispo: 09/03/2005
Sagrado Bispo: 13/05/2005
Posse Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo no dia: 28/05/2005.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

REUNIÃO E FORMAÇÃO COM OS COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DAS REGIÕES PASTORAIS DE RIO PRETO (24/09/12)
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, SÃO JUDAS TADEU, NOSSA SENHORA DO CARMO E SÉ CATEDRAL
TEMA: ANO DA FÉ: TEMPO PROPÍCIO


Os Coordenadores paroquais da Pastoral Bíblico-Catequética das regiões pastorais da cidade de São José do Rio Preto reuniram-se para mais uma reunião de estudo, avaliação e articulação dos trabalhos das regiões. Sob as orientações da Ir Rosângela, os coordenadores estudaram, em forma de partilha, um texto de Dom Orani sobre o Ano da Fé, tempo profício para rezar, aprofundar e proclamar a fé, compreendendo que o Ano da fé significa agradecer (oração), significa dar razões a fé (estudar), destacando a importância de proclamar a fé em comunidade e na comunhão (celebrar).

Os catequistas presentes avaliaram o Dia Nacional dos Catequistas como positivo, gostaram da dinâmica e destacaram que foi bem trabalhada a vocação do catequista, motivando os educadores da fé para um ministério vocacionado, consciente e responsável. Essa reunião com os coordenadores de Rio Preto acontece há muitos anos: trabalha a unidade das paróquias, uma linguagem comum a toda cidade com suas inúmeras comunidades e realidades, e ainda orienta as coordenações com momentos formativos e calendário de atividades da Pastoral Bíblico-Catequética.



sábado, 22 de setembro de 2012


REUNIÃO E FORMAÇÃO COM OS COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

Nesta sexta-feira, dia 21 de setembro de 2012, em Mendonça, aconteceu mais um momento de reunião e formação com os coordenadores da região pastoral de José Bonifácio. Quanto ao estudo, continuamos a reflexão sobre a "Participação na Liturgia" olhando para a Constituição Dogmática sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium), destacando as formas de participação na liturgia e conversando sobre as dificuldades de introduzirmos a cultura litúrgica proposta no Concílio Vaticano II.

Na reunião foi avaliado o Dia Nacional dos Catequistas em Balduíno (26/08), com muitos pontos positivos destacados (local, reflexões, momentos orantes, distribuição do horário) e também a formação regional que aconteceu em Nova Aliança (08/09), destacada como momento de aprendizagem e esclarecimento de dúvidas na utilização do RICA. Também demos passos para articulação  dos trabalhos da Pastoral Bíblico-Catequética regional em 2013, já agendando o tríduo de formação catequética no início do ano e os 04 encontros regionais, que no próximo ano vão ter como assunto os temas do Catecismo da Igreja Católica (Profissão de fé, Liturgia, Moral e Oração). Aproveitamos para conversar sobre alguns momentos diocesanos que também já foram agendados para 2013.

 A reunião contou com a participação de 04 paróquias da região e foi conduzida pelo seminarista Roberto Bocalete. Encerramos o momento com uma confraternização descontraída e bem animada, motivados para levar adiante o projeto bíblico-catequético da região pastoral.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA (EBICAT)
MÓDULO DE LITURGIA E CATEQUESE - 14 A 16 DE SETEMBRO DE 2012

Aconteceu na Casa do Clero, dos dias 14 a 16 de setembro, mais um módulo central da Escola Bíblico-Catequética da Diocese de São José do Rio Preto. Nossa Escola, até então chamada EDICAT, já formou três turmas; este ano, em novembro, celebrará a conclusão da IV turma,  no próximo ano continuidade da V turma e acolhida da VI turma, recebendo ótima avaliação dos catequistas que por ela passaram e estão. A EBICAT é elaborada tendo como eixo central uma metodologia mistagógica, levando nossos catequistas a experiência do tema abordado por meio de vivências, não somente aquisição de conhecimentos.

ESPIRITUALIDADE: SEXTA-FEIRA (14 DE SETEMBRO)


A espiritualidade do módulo foi marcada por três momentos: iniciamos na Capela destacando a simbologia litúrgica, o mistério celebrado, o local celebrativo e o encontro pessoal com Jesus: a Liturgia entendida como obra de Deus: Toque de Deus na realidade humana, tempo da graça, o Kairós, Deus desejoso de nos encontrar para a nossa salvação... No silêncio, sentimos a presença de Deus, sendo conduzidos por sua graça, encontrando a inteireza de nosso ser em Deus.


 Em seguida, os catequistas fizeram um momento de leitura orante da Bíblia, momento pessoal de oração com o texto de João 13,1-15, comprometendo-se com um gesto para marcar o início do módulo, tendo como pano de fundo o momento do lava-pés e do mandamento do amor. A conclusão da oração aconteceu junto a fonte da Casa Clero, momento em que os catequistas puseram o avental e lavaram os pés uns dos outros. 




AULA DO MÓDULO E MOMENTO METODOLÓGICO: SÁBADO (15 DE SETEMBRO)


  


No sábado, após o café, fizemos a oração da manhã e os catequistas foram para o auditório para o dia de aula sobre o tema Liturgia, desta vez com a ajuda de dois professores. No período da manhã a Ir Maria José desenvolveu com os catequistas os temas " Liturgia: o que é" e "Santificação do tempo", destacando o Ano litúrgico e a espiritualidade de cada ciclo/tempo litúrgico.


No período da tarde, o seminarista Roberto Bocalete desenvolveu a reflexão sobre a centralidade do Celebração do Mistério Pascal na Celebração Eucarística, Liturgia Eucarística, Liturgia da Palavra, Ritos inicial e final. Além disso, foi trabalhada a Participação na Liturgia, a partir da proposta da Sacrosanctum Concilium.



Ainda a noite, foi trabalhada pelo Roberto a relação da liturgia com a catequese, destacando a importância de iniciar os catequizandos para celebrar bem os mistérios, saboreando-os. Vimos a importância da dimensão mistagógico-celebrativa no encontro de catequese e a importância da Vigília pascal, como ponto de referência para qualquer itinerário catequético.




CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E VIVÊNCIAS DO MÓDULO (16 DE SETEMBRO)



Iniciamos o dia do Senhor, com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe Leonel Brabo, reitor do Seminário Maior Diocesano e pároco da Comunidade São Pedro e São Paulo (Rio Preto), que destacou o papel do catequista no processo evangelizador. Em seguida, tomamos café e iniciamos as vivências do módulo, que destacaram a espiritualidade dos tempos litúrgicos.



Tempo Pascal: A festa da vida inaugurada em Jesus

 

 

Tempo Comum:  A experiência do Discipulado

 

 

Concluímos a EBICAT com a avaliação do módulo, recados para o próximo módulo e um momento de benção, agradecendo a presença de catequistas da Arquidiocese de Uberaba, que vieram visitar nossa Escola para conhecer a metodologia utilizada por nós aqui em São José do Rio Preto. Agradecendo a Márcia, abraçamos aos demais membros da Equipe de Catequese e da Escola de catequistas de Uberaba! Enviamos também nosso abraço a Dom Paulo Mendes Peixoto, que nos enviou lembranças e também nos apoiou muito para que nossa Escola fosse uma realidade mistagógica: ele faz parte de nossa história! Abraços a todos!


REUNIÃO DO RPII - PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA
15 DE SETEMBRO DE 2012 - CASA DO CLERO

Neste último sábado, 15 de setembro, das 08h ao 12h, na Casa do Clero, as coordenações diocesanas da Pastoral Bíblico-Catequética do Sub-regional RPII (Ribeirão Preto II), estiveram reunidas em mais um dos momentos de formação e articulação das atividades da animação bíblico-catequética do RPII. Estiveram presentes as dioceses de São José do Rio Preto, que dessa vez acolheu a reunião, Catanduva e Jales.

A Animação Bíblico-Catequética do RPII é coordenada pela catequista Vanilda Silveira (Votuporanga), que nos representa na equipe de coordenação do SUL 1 e articula a caminhada de unidade do nosso sub-regional, preocupando-se com a presença das dioceses nos eventos do regional, com uma formação personalizada para as coordenações diocesanas, além de  ser elo de comunicação das decisões tomadas no SUL1.

Nessa reunião, o tema de estudo foi a Exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, a partir de uma leitura catequética, assessorada pelo seminarista Roberto Bocalete. Além do estudo, foi avaliado o encontro para coordenadores paroquiais do RPII, que aconteceu em junho/12 e a Assembleia Bíblico-Catequética do SUL1, ocorrida em julho/12. Como compromisso concreto para o Ano da fé, assumido na Assembleia do SUL1,  dividimos os trabalhos entre as dioceses presentes para elaboração de um subsídio de estudo e reflexão para o próximo ano, tendo como pano de fundo a carta apostólica Porta Fidei, o Concílio Vaticano II (50 anos de sua abertura) e o Catecismo da Igreja Católica (20 anos de seu lançamento).

 A reunião foi marcada também pela elaboração da agenda do próximo ano, que terá como momento importante da animação Bíblico-Catequética do Sub-RPII  uma Jornada da fé, para reunir os catequistas para refletir e celebrar o Ano da Fé entre nossas dioceses. As dioceses presentes conheceram nossa Escola Bíblico-Catequética e almoçaram com os catequistas presentes na EBICAT.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA
(14,15 e 16 DE SETEMBRO)



Atenção catequistas alunos de nossa EDICAT (Escola Diocesana de Catequese), agora EBICAT (Escola Bíblico-Catequética), de acordo com as orientação dadas na Escola Bíblico-Catequética do Regional, lembramos a todos que no próximo fim de semana, de 14 a 16 de setembro, estaremos reunidos na Casa do Clero para mais um módulo central de nossa Escola, com o tema Liturgia e Catequese.


Como de costume, iniciaremos na sexta-feira, às 19h30, com o lanchinho e às 20h com a espiritualidade temática, conforme o módulo. Como esse módulo o trabalho será com a Liturgia, vivenciaremos uma celebração destacando a centralidade da experiência com a pessoa de Jesus por meio de elementos simbólicos, gestuais, rituais; destacando a leitura orante da Palavra e concluindo com um momento significativo de expressão litúrgica.



No sábado, com o café da manhã ás 07h30min e oração às 08h, iniciaremos nosso dia de reflexão: aulas que terão nesse módulo dois professores - A Ir. Maria José, na parte da manhã, e o seminarista Roberto Bocalete, no período da tarde. Como de costume, no começo da noite, temos um momento de reflexão metodológica orientando como trabalhar o conteúdo na catequese e iniciando os alunos nas vivências do domingo.


O domingo, como não poderia ser diferente, será iniciado com a Celebração Eucarística, às 07h, seguida do café da manhã e das vivências, que neste módulo irão nos ajudar a refletir a mística e a espiritualidade de cada ciclo/tempo litúrgico, sendo direcionada pela Equipe Diocesana da EBICAT. Encerramos com a avaliação feita após o almoço, como de costume.


Esperamos nossos alunos para mais um módulo, certos de que o ministério da catequese precisa ser alimentado de momentos formativos, de espiritualidade e celebrações, como tem sido a proposta de nossa EBICAT. Até sexta-feira! Abraços

domingo, 9 de setembro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE JOSÉ BONIFÁCIO
NOVA ALIANÇA, 08 DE SETEMBRO DE 2012


Estivemos reunidos no dia 08 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Nova Aliança, das 14h às 17h,  para mais um momento formativo para os catequistas da região pastoral de José Bonifácio. A região pastoral conta com quatro formações regionais por ano para catequistas, além do tríduo catequético em fevereiro e a reunião mensal de formação para os coordenadores paroquiais.



Coordenada pela catequista Giselle Cristine, que representa a região na Pastoral Bíblico-Catequética Diocesana e assessorada pelo seminarista Roberto Bocalete, a região de José Bonifácio caminha com formações permanentes há quatro anos, com a participação ativa de todas as paroquias e presença de muitos catequistas, que animados, exercem seu ministério com grande alegria.

Dentro do processo de formações da região pastoral, os catequistas já aprofundaram o Estudo 97 (Iniciação à vida cristã); estudaram a metodologia e os agentes de cada tempo do catecumenato (Pré-catecumenato e querigma; Catequese; Iluminação e Mistagogia); os sacramentos de iniciação cristã e a reconciliação, a pessoa do catequista para a iniciar na fé; o ser, o saber e o saber fazer dos catequistas; o encontro catequético iniciático; como rezar na modalidade da leitura orante da Bíblia; fizeram vivências e este ano já estudaram a Animação Bíblica da Pastoral e a Verbum Domini.


No encontro de formação vivenciado hoje, os catequistas conheceram as etapas do RICA, estudaram as celebrações e fizeram o laboratório litúrgico dessas etapas do RICA e de um dos escrutínios: a propostas é que os catequistas conheçam o processo em detalhes, para que seja realizado com eficácia e consciência nas comunidades.Cada grupo preparou sua celebração com grande envolvimento e aprendemos muito, observando os detalhes e corrigindo os erros em cada um dos momentos.


Hoje, a região pastoral de José Bonifácio é presente em todas as atividades diocesanas da Pastoral Bíblico-Catequética, tem participantes de todas as comunidades na Escola Bíblico-Catequética, a maioria das comunidades já tem as salas de catequese adaptadas para o estilo catecumenal, com catequese celebrativa. É uma região animada,  com coordenadores paroquiais comprometidos e animados, com catequistas que caminham com o projeto diocesano. Abraços a todos!




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DAS PARÓQUIAS SANTA LUZIA E IMACULADA
(REGIÃO PASTORAL SÃO JUDAS TADEU - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)

Dos dias 03 a 05 de setembro, reunidos na Paróquia Santa Luzia, em São José do Rio Preto, refletimos sobre os sacramentos de Iniciação cristã, tema de estudo escolhido pelos catequistas e desenvolvido pelo seminarista Roberto. Na segunda-feira, estudamos o que é iniciação e a teologia dos sacramentos. Na terça-feira, a relação dos sacramentos com a catequese: como trabalhar a iniciação à vida sacramental na catequese, desbloqueando os mistérios para serem vivenciados pelos catequizandos com consciência e participação ativa. Na quarta-feira, refletimos os sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia a partir do rito essencial do sacramento para compreendermos a teologia que está por detrás de cada ação sacramental!


Foram três dias produtivos e com bastante participação dos catequistas, também com a presença da representante da região pastoral São Judas junto a Pastoral Bíblico-Catequética diocesana, Beth. Foi bem interessante a união de duas paróquias para um momento de estudo e o  também o grande entusiasmo dos catequistas de virem as três noites propostas para formação. Concluímos o momento com a presença do Pe José Vinci e com o testemunho dos catequistas de que momentos como esses serão repetidos, porque alimentam o ministério de cada catequista e preparam-nos para fazer dos encontros de catequese momentos de experiência pessoal com Jesus Cristo.

domingo, 2 de setembro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS NA REGIÃO PASTORAL DE MONTE APRAZÍVEL


A região de Monte Aprazível, há dois anos, vem aprofundando o processo de Iniciação à vida Cristã com momentos de formação, tríduo catequético, encontros regionais, com acompanhamento e ajuda do seminarista Roberto Bocalete. Desde o início deste projeto de aprofundamento da 3 Semana Brasileira de Catequese, do Estudo 97 e do RICA (Ritual de Iniciação Cristã para Adultos), os catequistas da região pastoral tem dado respostas muito positivas a caminhada regional, fazendo-se presentes muitas das paróquias nos momento formativos.


No ano passado (2011), coordenada pela catequista Rosicler Bote Oliveira, a região conseguiu estudar todo processo de iniciação à vida cristã, com seus tempos,  os responsáveis de cada tempo, a metodologia e a característica do pré-catecumenato, do catecumenato, da iluminação e da mistagogia; estudaram o material do VII SULÃO de Catequese e ainda puderam experimentar vivências aplicadas na EBICAT, tendo presente a equipe que apoia a Escola Bíblico-Catequética Diocesana. 

Neste ano (2012), coordenada pela catequista Jocely Ribon, a região celebrou o tríduo que teve como tema o catequista e o encontro de catequese para iniciação à vida cristã. No primeiro semestre aprofundamos a animação Bíblica da Pastoral e Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini. A região se organizou e acolheu na Capela Nossa Senhora das Graças, de Engenheiro Balduíno, a celebração do Dia Nacional dos catequistas, momento forte e de grande motivação diocesana.


Hoje, dia 02 de setembro, das 08h às 11h, foi realizado, na Paróquia de Neves Paulista mais um  encontro, agora, estudando as etapas do RICA e os escrutínios. Iniciamos com uma oração bem preparada pelos catequistas de Neves Paulista, em seguida, conhecemos as celebrações das Etapas do RICA e os catequistas, divididos em grupos, fizeram oficinas das celebrações, laboratórios de como elas deve acontecer nas comunidades, observando os detalhes e a riqueza presente no rito.

 Foi um momento muito bom, com a participação e o envolvimento dos catequistas, que mostraram, com o desenvolvimento da oficina, que estão compreendendo muito bem o que a Igreja nos pede hoje no que se refere a iniciação à vida cristã. Momento forte e bem vivenciado! Parabéns aos catequistas que lá estiveram!