segunda-feira, 29 de abril de 2013

REUNIÃO DA EQUIPE DIOCESANA DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA
PARÓQUIA SANTA TEREZINHA (RIO PRETO) - 27 DE ABRIL

No último sábado, das 14h às 16h, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Rio Preto, foi realizada mais uma reunião da equipe diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, com a coordenação e os catequistas representantes de cada região pastoral de nossa diocese. Iniciamos a reunião refletindo e rezando a homilia do papa Francisco com o tema " Igreja é uma história de amor, não uma ONG" e em seguida fomos para os assuntos a serem tratados, divisão de trabalhos e organização de nossa agenda para o mês de maio.


**A Jornada da fé dos catequistas do RPII, que acontecerá no dia 05 de maio, em Engenheiro Balduíno, foi o primeiro assunto: passamos a pauta do dia, conversamos sobre os trabalhos e os representantes regionais trouxeram a confirmação do número de catequistas que irão ao momento. 

**Outro assunto foi a Escola Bíblico-Catequética (EBICAT), que acontecerá dos dias 24 a 26 de maio, na Casa do Clero. O tema será a Cristologia, módulo novo na reestruturação da Escola, por isso será aberto também para os ex-alunos da EBICAT, que precisam confirmar a presença pelo e-mail da EBICAT (ebicatsjrp@hotmail.com). Dividimos os trabalhos e já vamos nos preparar para acolher bem nossos catequistas em mais um módulo da nossa Escola Diocesana de formação para catequistas.

**Também organizamos e dividimos os trabalhos para o dia 19 de maio, o Pentecostes com os crismandos, encontro de Dom Tomé com nossos crismandos e crismados de 2013, que acontecerá na Catedral de São José do Rio Preto, com início as 08h e término por volta das 12h. Em breve, enviaremos aso nossos catequistas uma carta orientando sobre todo o momento. Contamos com a participação dos nossos catequistas e crismandos para esse momento de comunhão diocesana.



Nossa reunião foi bem descontraída e tivemos a alegria de receber catequistas representantes da região de Cedral, tendo assim mais uma região representada em nossa equipe. Agradecemos a paróquia Santa Terezinha que nos acolheu e rezemos juntos para que este mês de maio, com bastantes atividades da Pastoral Bíblico-Catequética, seja um mês de alegria, benção e frutos em nossa caminhada catequética.

domingo, 28 de abril de 2013

REUNIÃO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE CEDRAL
21 DE ABRIL DE 2013 - CIDADE DE CEDRAL

No domingo, dia 21 de abril, durante a manhã, estiveram reunidos os catequistas da Região Pastoral de Cedral para um momento formativo direcionado pela Ir Rosângela Fontoura. Logo após a oração inicial, os catequistas se apresentaram e a irmã os dividiu em grupos para que definissem algumas palavras (1 Catequese, 2 Sacramentos da Iniciação, 3 Inspiração Catecumenal e 4 Mistagogia) e fosse dada as devidas orientações diante das respostas.



Após a apresentação da reflexão dos grupos, a irmã aprofundou o processo evangelizador, que tem como ponto de partida o Querigma, amadurecido na catequese e concretizado no discipulado e também refletiu sobre a mudanças que estamos vivendo no momento histórico que exigem respostas novas  na metodologia catequética. Além disso, apresentou-lhes ambientes de encontros de catequese para que assumamos a inspiração catecumenal, uma catequese mais celebrativa. Os catequistas da região pediram uma Semana Catequética, que em breve será pensada pela equipe.





quarta-feira, 24 de abril de 2013


DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA


“Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.”


Queridos Párocos,
Coordenadores da Pastoral Bíblico-Catequética e
Catequistas de crisma:


É com alegria que a Pastoral Bíblico-Catequética convida os crismandos de 2013 para um  encontro: “Pentecostes com crismandos”. Momento de unidade e comunhão diocesana neste Ano da Fé, marcado pela acolhida e motivação dirigida aos nossos crismandos e pela Celebração Eucarística presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, que aguarda com coração de pastor nossos jovens.

Dia 19 de maio de 2013. Dia de Pentecostes.
Horário das 08h às 13h (com almoço)
Local: Catedral de São José

Pedimos aos catequistas que participem deste momento, acompanhando os crismando, e ainda orientamos para que elaborem uma autorização que deve ser assinada pelo responsável de cada crismando que participará do encontro, mantendo-a em mãos para a viagem até a Catedral.

Para facilitar a organização do encontro pedimos que confirmem o número de participantes da paróquia: crismandos e catequistas, até dia 30 de abril pelo telefone: (17) 21368699 com a Márcia ou por e-mail: rosangelacatequese@gmail.com

Esperamos,  com alegria e entusiasmo nossos(as) crismandos de 2013 e também os catequistas para este dia de celebração, unidade diocesana e motivação! Abraços e até breve!

   
Ir. Rosângela Aparecida Fontoura
Pastoral Bíblico-Catequética

segunda-feira, 22 de abril de 2013

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE JOSÉ BONIFÁCIO
PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE ADOLFO - 20 DE ABRIL DE 2013
TEMA: PROFISSÃO DE FÉ - CREIO EM DEUS PAI

Neste último sábado, dia 20 de abril, das 14h às 17h, na cidade de Adolfo, aconteceu o primeiro módulo de formação para os catequistas da região pastoral de José Bonifácio. Assessorado pelo seminarista Roberto, o momento formativo teve início com uma bem celebrada oração inicial, meditando a liturgia do Bom Pastor (preparada pelos catequistas de Adolfo), seguida da formação sobre a Profissão de fé, aprofundando o Creio em Deus Pai. 




A região de José Bonifácio já está bem articulada no âmbito da catequese, com reuniões mensais de estudo com os coordenadores paroquiais, com a Semana Catequética no início do ano, presença das paróquias na EBICAT, participação efetiva nos momentos diocesanos e caminhada de cinco anos de formações regionais bimestrais, com boa participação dos catequistas e presença frequente de todas as paróquias que pertencem a região. Os desafios são grandes, mas a motivação e a unidade ajudam a superá-los em comunhão!


REUNIÃO DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO SUB-REGIONAL RPII
PARAÍSO - DIOCESE DE CATANDUVA - 13 DE ABRIL DE 2013

No dia 13 de abril, sábado, das 08h às 13h, na cidade de Paraíso, diocese de Catanduva, aconteceu mais uma das reuniões da Pastoral Bíblico-Catequética do Sub-Regional Ribeirão Preto II, com as representações das quatro dioceses que pertencem a equipe: Jales, Barretos, São José do Rio Preto e Catanduva.


Iniciamos a manhã com a oração inicial, coordenada pela catequista Zefa, seguida do estudo da reunião, conduzido pela catequista Mônica, ambas da coordenação da diocese de Catanduva. O tema estudado foi o apresentado pelo Documento 97 da CNBB "Discípulos e servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja", aprofundando a Animação Bíblica da Pastoral e nos ajudando a refletir sobre as iniciativas nesse âmbito. Refletimos, dialogamos, levantamos hipóteses e passamos para o próximo passo, nosso calendário de atividades.



Dentre as atividades do Sub-regional, concluímos os detalhes da JORNADA DA FÉ DOS CATEQUISTAS DO RPII,  que acontecerá no dia 05 de maio, em Engenheiro Balduíno, na diocese de São José do Rio Preto, com o tema "A Fé vivida, rezada e professada". Conversamos sobre os momentos de oração do dia da Jornada, sob a responsabilidade das dioceses, e sobre o material de estudo do subsídio que será entregue aos catequistas para reflexão do Catecismo da Igreja Católica nesse Ano da Fé. Além da Jornada da Fé, também foi acertado detalhes do VIII SULÃO de Catequese e da Jornada da Fé do Regional, em Aparecida. Cada diocese partilhou suas atividades no âmbito da Catequese e concluímos nossa reunião com um almoço de confraternização!



sexta-feira, 12 de abril de 2013


Pastoral Bíblico-Catequética
Sub-regional Ribeirão Preto II (RPII)
Convite para a Jornada da Fé dos catequistas do RPII

“Somos discípulos e discípulas de Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado.”


Queridos Párocos,
Coordenadores da Pastoral Bíblico-Catequética e catequistas:
               
Estamos vivendo um momento bonito em nossa Igreja e nós catequistas, de modo especial, estamos experimentando este sabor em nossas comunidades, pois o Ano da Fé nos convida de modo muito especial a professar que Nele cremos e a Ele seguirmos com toda fé.

Assim, motivados na comunhão de nosso sub-regional, com alegria convidamos a todos e todas catequistas para a Jornada da Fé dos Catequistas do RPII, (as 4 dioceses- Barretos, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto,) que acontecerá no dia 05 de maio de 2013, em Engenheiro Balduino, comunidade esta situada entre a cidade de Tanabi e Monte Aprazível.

Tema: “A Fé Vivida, Rezada e Professada”
Horário: das 08h às 16h (o enceramento com a celebração da Santa Missa, celebrada por Dom Edmilson bispo de Barretos, a partir das 15h)

A participação dos catequistas de sua paróquia, comunidade e diocese são muito importantes. Precisamos da colaboração, empenho e incentivo de todos, o catequista que se forma, informa e procura viver experiência com outros grupos, se torna criativo, e ganha um novo entusiasmo.

Pedimos aos catequistas que preparem seus crachás, tragam sua garrafinha de água e colaborem com o valor de R$5,00 (café, almoço) por pessoa, que deverá ser entregue ao coordenador regional (em um envelope).

É necessário confirmar o numero de participantes, pois haverá o café da manhã e o almoço no local. Pedimos que o coordenador paroquial confirme a presença dos catequistas até o dia 25 de abril com a catequista Vanilda pelo e-mail:  vanisil@terra.com.br ou pelos telefones (17- 97840366/ trabalho: 17-34210202)

Que o Cristo Ressuscitado o (a) conduza pelos seus Caminhos!


Vanilda Silveira
Pela Equipe de Coordenação da Pastoral Bíblico-Catequética do RPII

quarta-feira, 10 de abril de 2013

FORMAÇÃO REGIONAL PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE MONTE APRAZÍVEL - 07 DE ABRIL


Na paróquia Nossa Senhora de Fátima, das 08h às 11h, em Monte Aprazível, foi realizado o encontro de formação regional dos catequistas da região pastoral de Monte, com o tema "Profissão de fé, Creio em Deus Pai". O Momento foi iniciado com a oração inicial, meditando o texto do domingo, teve a colaboração do seminarista Roberto na reflexão e foi bem participado pelos catequistas presentes. No contexto do Ano da Fé, a programação de formações regionais vai focar o estudo e aprofundamento de nossa Profissão de fé, tendo como material de apoio o Catecismo da Igreja Católica. As formações na região já acontecem pelo terceiro ano consecutivo, são divididas em quatro módulos por ano e com tema proposto pelos catequistas da região pastoral.




_______________________________________________________________________________

FORMAÇÃO REGIONAL PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE VOTUPORANGA - 07 DE ABRIL

No último domingo, dia 07 de abril, das 07h30 às 11h30, na Paróquia Santa Joana, em Votuporanga, aconteceu o encontro regional de formação dos catequistas com o tema "Ser do catequista". A Assessora do momento foi a Ir Dolores que ajudou os catequistas a compreenderem essa dimensão da formação, que deve ser cuidada com a espiritualidade e o cuidado com as qualidades humanas. O encontro foi bem participado, com uma bem vivida oração inicial, momentos de reflexão em grupo e partilha dos catequistas presentes.



 





REUNIÃO DOS COORDENADORES DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE BURITAMA

No dia 04 de abril, em Turiúba, aconteceu a reunião dos coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da Região Pastoral de Buritama. A reunião iniciou-se com uma aprofundada reflexão do texto dos Discípulos de Emaus (Lc 24, 13-35), ajudando os coordenadores a compreender a pedagogia catequética a partir desse texto; houve a escolha dos coordenadores para as comunidades de Turiúba e Planalto; e também foi conversado sobre o encontro regional de catequistas que será no dia 06 de outubro, em Nova Luzitânia.





quinta-feira, 4 de abril de 2013

PÁSCOA, REALIDADE E ESPERANÇA

Temos até dezenove de maio, o tempo litúrgico para a celebração da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há uma necessidade antropológica de prolongar temporalmente a oportunidade para contemplar o que não pode ser experimentado pela pessoa humana em um só instante. Na liturgia, o tempo pascal é uma resposta pedagógica a uma necessidade com duas faces, a grandiosidade do mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo e o limite humano na compreensão.
  
O testemunho dos apóstolos, discípulos e algumas mulheres é contundente e concorde: vimos o Senhor ressuscitado! É o que experimentaram e transmitiram a nós, o que encontramos registrado no Novo Testamento, na segunda parte da Bíblia Sagrada. Colocamos fé e confiança neste testemunho, conservado pela Igreja, Povo de Deus, através dos séculos. A fé dos apóstolos e discípulos é a nossa fé. É esta mesma fé que transmitimos às novas gerações de batizados: o Senhor morreu e ressuscitou para a nossa salvação!

Para Nosso Senhor Jesus Cristo, a ressurreição é uma realidade, um fato: ressurgiu dos mortos, está vivo, com um corpo glorificado. Pode ser visto e tocado por aqueles a quem se manifestou na sua nova condição, caminhou, comeu, conversou, interagiu com eles. Porém, ele não era reconhecido de imediato, o que mostra que o seu corpo encontrava-se em uma nova situação, um corpo transfigurado, não mais sujeito aos limites da materialidade. O pressuposto para o reconhecimento é a fé, quem não acredita não o experimenta ressuscitado.

Para nós Católicos Apostólicos Romanos, membros do Corpo Místico de Cristo, a ressurreição é uma esperança: como Ele ressuscitou, também ressuscitaremos. O que aconteceu com Ele, ocorrerá conosco, esta é uma promessa feita por Ele mesmo quando viveu entre nós. N’Ele vemos e pressentimos o que nos aguarda no futuro, o nosso “destino”, sermos glorificados na carne, como rezamos na Profissão de Fé.

De algum modo já participamos da condição de ressuscitado de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois na Igreja, seu Corpo Místico, Ele é a cabeça e nós os membros. A vida nova de ressuscitado está presente em todo o corpo. A nossa participação neste mistério de sua morte e ressurreição ocorre através do batismo: batizados, morremos e ressuscitamos com Ele. Deste modo, ressuscitar com Cristo não é uma esperança só para o futuro, mas uma esperança já presente e real em nossa condição de filhos e filhas de Deus, membros da Igreja, seu Corpo Místico, Povo de Deus no mundo e na história.

Somos peregrinos e estrangeiros aqui e agora, ao mesmo tempo. Somos cidadãos do céu, mas vivemos na terra. Esta condição torna dramática nossa vida cristã. Vivemos na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, esperando participar integralmente da sua condição de ressuscitado. Enquanto aguardamos, vivemos no amor, fazemos da caridade o nosso diferencial indicativo de quem somos e do que aguardamos.

Corremos o risco de não compreender adequadamente a nossa condição de renovados em Cristo e isso encontra reflexo também na liturgia. Alguns acham que vivemos só a noite escura da morte e do sofrimento. Outros, que já vivemos a plenitude da ressurreição. Sim e não, ambas tem algo de verdadeiro, mas se complementam e se iluminam reciprocamente. O equilíbrio e a saudabilidade da vida dos católicos apostólicos romanos depende da capacidade de compreender e viver como participante do mistério da morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, plenamente realidade para Ele, ainda esperança para nós, mas esperança real, testificada sacramentalmente.

Na ação pastoral, o acento exclusivo na morte ou na ressurreição ilude os fiéis e deturpa a liturgia. Ilude porque não apresenta a verdade como crê e ensina a Igreja da qual somos parte. Deturpa a liturgia pois dá a ela uma natureza que ela mesma não possui enquanto liturgia da Igreja Militante, chancelada pelo Colégio dos Bispos. Não fujamos da dimensão dramática da vida cristã, esse é o melhor caminho para nós e para os que se encontram confiados aos nossos cuidados.

A Páscoa é uma realidade e uma esperança, para a vida e a liturgia. Vivamos assim.

+ Tomé Ferreira da Silva
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto, SP