terça-feira, 29 de outubro de 2013

Síntese do VIII Sulão Bíblico-Catequético , de 25 a 27/10/2013 - São Leopoldo/RS



Chegada 



 Sulão da catequese: É caminhada de confraternização, criando um clima de convivência e comprometimento com o processo de animação bíblico-catequética.




• Pe. Gil: Palavra de acolhida, brilho de esperança e gosto de festa. 25 anos de caminhada. Homenagem aos que marcaram história. Os catequistas são os verdadeiros protagonistas disto.




• D. Jacinto: Que bom que estamos aqui. Agradecimento a todos. Tivemos uma história bonita de 25 anos de vida. Estamos até motivando a realização do Nordestão.





• D. Leonardo: Saudação a todos. Abraço da Presidência da CNBB, com parabéns pelos 25 anos. Reunidos nos tornamos luz e somos iluminados. Podemos visibilizar a Palavra de Deus.





• D. Zeno: Anfitrião, dando boas vindas. Que todos se sintam bem.





• Pe. Paulo Gil: Avisos e orientações gerais.




• Celebração de abertura: Focalizou o Espírito Santo como luz da catequese e recordou os 25 anos nos Regionais. Depois, numa projeção, foi feita a memória dos Sulões.






• D. Leonardo e D. Jeremias: O desafio dos catequistas hoje.

• D. Leonardo: Estar empapados de Cristo. A palavra acolhe e recolhe um sentido. Ela tem uma força. Santo Agostinho: A palavra hoje está em sintonia com um tempo, numa época. Estamos inseridos num hoje. Hoje os valores e critérios são diferentes do passado. Eles mudam. Vivemos o fundamentalismo e o relativismo. É hora de retomada das fontes. Tudo é convite para buscar a Palavra de Deus. As relações se tornam virtuais. Ciência e técnica calculam tudo, mas não pensam nas relações. Igreja é assembléia de quem segue Jesus. Caridade é amor em movimento. Somos Gerados filhos no Filho. Por isto somos Igreja. O mundo e o imundo. Mundo é o que construímos e vivemos. O mundo é o trabalho de nossas mãos, transformado. Protagonismo do catequista é assumir responsabilidade por primeiro. Catequista é fazer ressoar aos ouvidos, que sai de dentro. Ressoar Jesus. Catecismo é ter possibilidade de explicitação dos mistérios da fé.

• D. Jeremias: Os desafios dos catequistas no tempo do papa Francisco. Ele diz que a beleza da missão reflete na pessoa de Maria, na humildade. Uma Igreja que deve dar espaço ao mistério, à beleza de Deus. Jesus entrou na noite dos discípulos de Emaús. É o que deve fazer a catequese. Não podemos nos deixar entrar na noite da maldade. O papa pergunta se ainda somos capazes de aquecer os corações. A catequese tem que dialogar com a cultura. A fé nasce do encontro com Jesus, tornado possível pela comunidade de fé. O papa fala em ser catequista e não trabalhar como catequista. Por isto há necessidade de boa formação.

• D. Leonardo: O papa insiste na formação de cristãos adultos na fé. Os discípulos de Emaús, ao voltar, foram às fontes. A experiência de fé é a cultura do amor. A catequese possibilita isto? A experiência cristã nasce do encontro com uma Pessoa, Jesus. O catequista não é do 1º anúncio, é como Marta. Maria estava ainda no 1º anúncio, ouvindo. Desafios: passar do anúncio moral para o das relações de amor. Quem ama de verdade sabe que pecou. Catequese não é aula, mas é fazer caminho na iniciação à vida cristã. Onde há um catequista a Igreja vive e forma comunidade cristã. A catequese precisa ser encarnada na vida da comunidade.

• Celebração Eucarística: Presidida por D. Zeno.


• Noite: Apresentação de viola no auditório.
Orquestra Sul-Riograndense de Viola Caipira



Sábado de manhã 

                                                                                                                                                                                                                                                            • Oração da Manhã: Leitura Orante da Palavra (Rm 15, 1-13)







• Pe. Décio: A Comissão Bíblico-Catequética Nacional tem a missão de acompanhar o que acontece nos Regionais. Diz: Há uma vitalidade muito grande no Brasil, muita vibração e está linda a caminhada. É papel da Comissão Nacional de apresentar subsídios para ajudar no horizonte comum.





• Valmor da Silva e Regina: Critérios inspiradores da catequese.

• Valmor (1º tempo): Catequistas em diversas circunstâncias. 1. Profeta é pessoa da


Palavra. Catequista é extensão da Palavra, porta-voz, que borbulha; 2. Profeta é pessoa da escuta da Palavra, de intimidade com Deus; 3. Profecia é resposta ao Senhor, ao chamado, é vocação; 4. Profecia é envio para a missão; 5. Profecia é denúncia de injustiças.

• Valmor (2º tempo): Jesus Profeta. Ele é sábio, livre de tudo e mago (Filho de Deus). Apresentou textos bíblicos que indicam Cristo como profeta; o que todos os dados indicam; Jesus realiza a missão profética.



• Fala do povo: D. Antonino – Valor do testemunho, da oração, da catequese urbana, juventude como catequista, afastamento dos crismados; Pe. Eugênio – Catequese continuada como experiência na paróquia; Conceição – Aprofundar o que Jesus não foi;
Ir. Marlene – Explicar melhor Palavra e Eucaristia. Estamos mais centrados na Eucaristia;
Pe. Mauro – Ambiente favorável para o profetismo de Jesus. E os desafios de hoje;
Pe. Julimar – Como viver o protagonismo diante dos desafios?
Pe. Antônio – Bento XVI disse ser crise de fé ao deixar o filho escolher sua fé no batismo;
Pe. Celito – Nem todo lugar tem que ter missa. Mostrar o valor da Leitura Orante da Palavra. As pessoas estão sedentas de relações.



• Respostas: Valmor deu seu testemunho pessoal como pai da Débora, de 10 anos de idade; a Palavra ficou com os protestantes e a Eucaristia com os católicos. Em nossas liturgias, deveríamos usar uma única mesa. Na Verbum Domini se fala em três mesas: da Palavra, da Eucaristia e dos Pobres; vivemos o desafio do mundo virtual.


Sábado à tarde

Liana Plentz: Catequese de iniciação à vida cristã, novo olhar para uma nova prática. Ter esperança. Toda mudança de época é de florescimento e de desafios. D. Helder Câmara: Há gestos que valem como programa de vida. É preciso ser operário do diálogo. Somos chamados a dar respostas ao povo com proposta de vida e de esperança. Perdemos o dom de maravilhar-se e não conseguimos saciar nossa fome de Deus. As pessoas ainda não se acolhem como irmãos. Tornar nossa fé credível e atrativa. Transformar as dificuldades em novas possibilidades de anúncio do Evangelho. “Vale mais acender um fósforo do que reclamar da escuridão”. Vamos arregaçar as mangas! Não é próprio do filho de Deus ficar reclamando. Somos capazes de mudar o mundo, evitando arranjar desculpas para tudo. O bem se espalha por natureza. Sonhar juntos é sinal de relação. É ter novo olhar, colocando vinho novo em odres novos. Resistimos ao novo, porque temos que sair do comodismo. Temos que ser transformados. Ser catequista é ter vocação, ser chamado por Deus. Há o perigo de o catequista ser só de ensino e não de encontro com Cristo. Que modelo de Igreja estamos anunciando? Se não for de levar ao encontro com Cristo, não estamos atingindo nosso objetivo. Supõe quebra de paradigma, ser criativo e não ser estátua de museu. O processo deve começar pelo querigma, que leva à conversão e ao discipulado. Não podemos deixar a oração de fora. Nossa conversão tem que ser diária. A pessoa evangelizada nunca é a mesma. A iniciação significa conduzir para dentro e entrar nos segredos de Deus. Tudo começa com uma experiência de fé. A educação na fé é um processo e não um programa. A lei de tudo é o amor, que supera todas as dificuldades. Disse o papa Francisco que “a Igreja à nossa medida, não é a Igreja de Jesus Cristo”.




Noite: Apresentação cultural 


 confraternização





Frase final: Desejamos que a história do Sulão da Catequese continue como um processo de animação e motivação para uma Igreja cada vez mais comprometida com o discipulado e a missionariedade. Que isto possa estimular os outros Regionais para o mesmo caminho.

 
Síntese feita por
Dom Paulo Mendes Peixoto- bispo de Uberaba-MG








** FONTE: ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA REGIONAL SUL 1

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA (EBICAT) - MÓDULO DE APROFUNDAMENTO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
TEMA: ESCATOLOGIA - 19 DE OUTUBRO DE 2013

No último sábado, das 07h30 às 15h, foi realizado nas dependências do Centro de Estudos do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus o módulo de aprofundamento para alunos e ex-alunos da EBICAT, com o tema de Escatologia e o professor Pe Marcelo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Jd. Maria Lúcia - SJRP).


 

O Objetivo deste módulo é favorecer aos catequistas a reflexão de um tema que não é matéria dos módulos centrais, mas que sempre está em evidência nas perguntas e nas aulas. O Módulo foi participado por cerca de 70 catequistas, que refletiram a Escatologia da pessoa e do mundo e avaliaram positivamente o módulo.



REUNIÃO DA EQUIPE DIOCESANA DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2014

No mesmo sábado, das 14h às 17h, aconteceu também no Centro de Estudos a reunião da Equipe Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, uma reunião de planejamento das atividades do próximo ano. Já foram agendada a Abertura Diocesana da Catequese (local a definir), o Dia Nacional dos Catequistas (Paróquia São José, em José Bonifácio),  as reuniões da Equipe Diocesana e também já foram programadas as Semanas Catequéticas nas regiões. Além das que já acontecem em Votuporanga, 04 regiões de São José do Rio Preto, José Bonifácio, Monte Aprazível, Buritama e Mirassol, também haverão os momentos formativos nas regiões de Cedral, Icém e Nhandeara, alcançando assim todas as regiões da diocese. Em breve, faremos as programações e enviaremos as comunidades de cada região. Concluímos a reunião programando nossa confraternização anual da Equipe, momento de interação, oração e grande amizade.




terça-feira, 8 de outubro de 2013

REUNIÃO DOS COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE NHANDEARA
05 DE OUTUBRO - NHANDEARA

Aconteceu no dia 05 de outubro, às 14h, na cidade de Nhandeara a reunião com os catequistas coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da região de Nhandeara . Tivemos 100% de presença, a saber: paroquia de Nhandeara , paroquia de Magda, paroquia de Sebastianópolis, paroquia de Gastão Vidigal e paroquia de Floreal. Contamos também com presença do padre Marcos - coordenador da região pastoral, padre Leandro (responsável pela catequese na região), as catequista Vanilda e Rosi Cle,  da equipe diocesana.



A reunião começou com a invocação do Espírito Santo, as boas vindas do padre Marcos e a apresentação dos catequistas.  Foi apresentado pe Zezinho como assessor diocesano e o pe Leandro como assessor regional da Pastoral Bíblico-Catequética.

A reunião teve como pauta e temas centrais:
1 - O blog da Pastoral Bíblico-Catequética diocesana
2 - A participação dos catequistas da região na EBICAT
3 – Implantação da Semana Catequética para região de Nhandeara (ficando como opção  - quarta, quinta e sexta, as 19h30, em Nhandeara)
4 - Reuniões periódicas com coordenadores paroquiais, sendo assessoradas pelo pe Leandro
5 – Escolha de um catequista representando a região pastoral na equipe diocesana: João de Godoy de Sebastianópolis do Sul.


As propostas foram acatadas em unanimidade e aceitas pelos catequistas presentes. Encerramos a reunião com as orações finais, a benção e já saíram com uma data definida em novembro para reunião de planejando de 2014 para região.
 __________________________________________________________________________

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE BURITAMA
06 DE OUTUBRO – NOVA LUZITÂNIA
TEMA: MINISTÉRIO DO CATEQUISTA

Dia 6 de Outubro aconteceu na Região Pastoral de Buritama o encontro de formação para catequistas na cidade de Nova Lusitânia. Iniciamos com a Santa Missa celebrada pelo Pe Silvio, e depois a formação com as catequistas Rosi Cle e Vanilda Silveira, da equipe diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética. Houve uma boa participação dos catequistas.



Ninguém nasce catequista, tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão e da preparação adequada, na consciência de serem enviados e comprometidos com a educação da fé. O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado e para isso, é importante que desenvolva as dimensões do ser, saber, saber fazer e conviver em comunidade.

Dentro do SER destaca as qualidades que o catequista necessita; no SABER, foi colocado a eles todo material onde buscar o entendimento, a sabedoria. No SABER FAZER, destacamos a forma em que é desempenhado o trabalho. E no CONVIVER, o central está no relacionamento de modo geral, com todos e em todos os ambientes.




São muitas as formas de chamado que a pessoa recebe durante a sua vida, entre estas, destaca-se o da catequese.  Portanto, o catequista é sujeito ativo da ação evangelizadora, é formador de discípulos, é pedagogo, porque conduz os interlocutores na educação para a fé; e é mistagogo, porque inicia nos mistérios divinos.

O Papa João Paulo II nos diz que: A Catequese é uma "tarefa verdadeiramente primordial da missão da Igreja. Que ela é convidada a consagrar à catequese os seus melhores recursos de pessoal e de energias, sem poupar esforços, trabalhos e meios materiais, a fim de organizar melhor e de formar para a mesma, pessoas qualificadas". (Ct, 15)


_____________________________________________________________________

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE MONTE APRAZÍVEL
06 DE OUTUBRO - PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – MONTE APRAZÍVEL
TEMA: CREIO EM JESUS CRISTO – II PARTE

No último domingo, das 08h às 11h, estiveram reunidos os catequistas da região pastoral de Monte Aprazível para mais uma formação regional. O tema de estudo foi a Profissão de fé: Creio em Jesus Cristo e o assessor o Diácono Roberto Bocalete.

A reflexão central da manhã de estudo foi sobre a morte de Jesus, o sentido da cruz, o julgamento, o testamento deixado pelo Mestre. Foi uma manhã saborosa, com oportunidade para tirar dúvidas e também esclarecer pontos centrais de nossa fé.


 ________________________________________________________________________

ENCONTRO DOS CATEQUIZANDOS DA ETAPA DE EVANGELIZAÇÃO – PRÉ CATEQUESE DA CIDADE DE VOTUPORANGA - 06 DE OUTUBRO
TEMA: AS SEMENTES DO REINO

Ainda no domingo, na cidade de Votuporanga, aconteceu o “Encontrão dos catequizandos da Pré-catequese” de toda cidade, que reunidos para uma manhã de reflexão e oração, meditaram sobre as sementes do Reino, as parábolas que Jesus nos ensina o sentido e a dinâmica do Reino de Deus.

Várias reuniões aconteceram para a manhã pudesse ser fecunda e bem desenvolvida. Além da oração inicial, da animação e da história da semente, os catequizandos foram divididos em grupos, por idade, para conhecerem, na metodologia de vivência, as parábolas da semente: foram trabalhadas  as parábolas do grão de mostarda (catequizandos até  06 anos);  do joio e do trigo (catequizandos de 07 e 08 anos); do semeador (catequizandos de 09 e 10 anos).

Conforme testemunho dos catequistas presentes, foi uma manhã tranquila e bem participada. Vários catequistas estiveram presentes para que o momento pudesse ser um grande sucesso.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

REUNIÃO DOS COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE ICÉM
02 DE OUTUBRO - PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ABADIA

No dia 2 de outubro, a partir das 19h30, no Centro Catequético João Paulo II, Paróquia Nossa Senhora D'Abadia de Icém, aconteceu a reunião com os coordenadores da Pastoral Bíblico-Catequética das Paróquias que fazem parte da Região Pastoral de Icém. Estiveram presentes: Paróquia de Onda Verde, Paróquia de Nova Granada, Paróquia de Palestina, Paróquia de Altair, Paróquia de Icém, Paróquia de Orindiuva, Paróquia de Paulo de Faria. Também contamos com a presença do Pe. Coordenador da Região - Pe. Alexandre.


A reunião, conduzia pelo assessor da Pastoral Bíblico-Catequética diocesana, padre Zezinho, tendo sido convocada pela coordenadora regional, catequista Isabel, teve início com a oração ao Espirito Santo, as boas vindas aos catequistas e apresentação a Pauta, tendo como assuntos:
1 - articulação da região;
2 - apresentação do blog da Animação Biblico-Catequetica da diocese ;
3 - EBICAT - motivação para cada paróquia enviar catequistas para a Escola de formação diocesana;
4 - Semana Catequética na Região;
5 - Reunião periódica da Região para Partilha, Formação ...
6 - Apresentação da catequista respresentante da região de Icém na Equipe Diocesana - Isabel de Altair Todas as propostas foram acatadas. 


A reunião foi concluída com uma confraternização e um clima de alegria e esperança. Acolhemos com alegria a unidade da região de Icém com a Equipe Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética e desejamos a catequista Isabel um bom e fecundo trabalho junto as paróquias da região!



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

REUNIÃO DOS COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DAS REGIÕES PASTORAIS SAGRADO CORAÇÃO, SÃO JUDAS, NOSSA SENHORA DO CARMO E CATEDRAL
30 DE SETEMBRO - OBA (BASÍLICA)

Na última segunda-feira, dia 30 de setembro, no salão OBA da Basílica, aconteceu a reunião dos coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética e também catequistas representantes da Crisma, com a Ir Rosângela, coordenadora diocesana.



A reunião teve como reflexão, por ser o mês da Bíblia e dia de São Jerônimo, a importância da Palavra de Deus na vida dos catequistas e em seu ministério. Por meio de uma dinâmica, os catequistas foram convidados a assumirem cada vez mais a Palavra como alimento, fonte da vida espiritual, eclesial e da Catequese. Em seguida, conversou-se sobre o Dia Nacional da Juventude, que vai acontecer no dia 20 de outubro, momento em que a Catequese de Crisma foi envolvida nos preparativos. Com a presença dos catequistas de crisma, houve orientação dos trabalhos e divisão dos serviços.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

 AGENDA DO MÊS DE OUTUBRO DE 2013

02: Reunião com os coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da região pastoral de Icém, às 19h30, em Icém (Pe José Eduardo e Isabel)

05: Reunião com os coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da região de Nhandeara, às 14h, no Centro Pastoral de Nhandeara (Pe José Eduardo e Vanilda)

06: Formação para catequistas da região pastoral de Monte Aprazível. Tema: Profissão de fé: Creio em Jesus Cristo II. Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Monte Aprazível, das 08h às 11h. Assessor - Diácono Roberto Bocalete

06: Encontro de formação para catequistas da região de Buritama. Tema: A pessoa e o ministério dos catequistas. Assessora: Vanilda

06: Encontrão de catequizandos da Etapa de Evangelização (Pré-catequese) da região de Votuporanga. Tema: As sementes do Reino

18: Reunião dos coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da região de José Bonifácio, 19h30

19: Escola Bíblico-Catequética (EBICAT) - módulo de aprofundamento para alunos e ex-alunos.
LOCAL: Centro de Estudos do Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus (Entrada pela Rua Prisciliano Pinto, em frente ao Hospital Ielar)
TEMA: Escatologia
Custo do módulo: R$ 20,00 por aluno
O professor do Módulo será o Pe Marcelo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Lúcia. Os livros que servirão de referência básica para aula de Escatologia serão "Escatologia do mundo" e "Escatologia da pessoa" do Reinold Blank, já disponiveis na Paulus para compra. Nesse módulo haverá mesmo somente aula, sem vivência, devido a densidade do assunto!!!

MAS ATENÇÃO: pedimos aos alunos e ex-alunos que confirmem sua presença até dia 11 de outubro pelo email da EBICAT, para que organizemos o café e almoço!

19 - 14h: Reunião da Pastoral Bíblico-Catequética diocesana, as 14h, no Centro de Estudos do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto

26: Reunião  e confraternização dos coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da região de Votuporanga

26: Formação para catequistas da região pastoral de José Bonifácio. Tema: Profissão de fé: Creio em Jesus Cristo II. Paróquia São Jose de José Bonifácio, das 14h às 17h. Assessor -  Diácono Roberto Bocalete

28: Reunião dos coordenadores da pastoral Bíblico-Catequética das regiões pastorais de São José do Rio Preto (São Judas, Sé Catedral, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Carmo). Salão da OBA (Basílica), 20h