terça-feira, 18 de setembro de 2012

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA (EBICAT)
MÓDULO DE LITURGIA E CATEQUESE - 14 A 16 DE SETEMBRO DE 2012

Aconteceu na Casa do Clero, dos dias 14 a 16 de setembro, mais um módulo central da Escola Bíblico-Catequética da Diocese de São José do Rio Preto. Nossa Escola, até então chamada EDICAT, já formou três turmas; este ano, em novembro, celebrará a conclusão da IV turma,  no próximo ano continuidade da V turma e acolhida da VI turma, recebendo ótima avaliação dos catequistas que por ela passaram e estão. A EBICAT é elaborada tendo como eixo central uma metodologia mistagógica, levando nossos catequistas a experiência do tema abordado por meio de vivências, não somente aquisição de conhecimentos.

ESPIRITUALIDADE: SEXTA-FEIRA (14 DE SETEMBRO)


A espiritualidade do módulo foi marcada por três momentos: iniciamos na Capela destacando a simbologia litúrgica, o mistério celebrado, o local celebrativo e o encontro pessoal com Jesus: a Liturgia entendida como obra de Deus: Toque de Deus na realidade humana, tempo da graça, o Kairós, Deus desejoso de nos encontrar para a nossa salvação... No silêncio, sentimos a presença de Deus, sendo conduzidos por sua graça, encontrando a inteireza de nosso ser em Deus.


 Em seguida, os catequistas fizeram um momento de leitura orante da Bíblia, momento pessoal de oração com o texto de João 13,1-15, comprometendo-se com um gesto para marcar o início do módulo, tendo como pano de fundo o momento do lava-pés e do mandamento do amor. A conclusão da oração aconteceu junto a fonte da Casa Clero, momento em que os catequistas puseram o avental e lavaram os pés uns dos outros. 




AULA DO MÓDULO E MOMENTO METODOLÓGICO: SÁBADO (15 DE SETEMBRO)


  


No sábado, após o café, fizemos a oração da manhã e os catequistas foram para o auditório para o dia de aula sobre o tema Liturgia, desta vez com a ajuda de dois professores. No período da manhã a Ir Maria José desenvolveu com os catequistas os temas " Liturgia: o que é" e "Santificação do tempo", destacando o Ano litúrgico e a espiritualidade de cada ciclo/tempo litúrgico.


No período da tarde, o seminarista Roberto Bocalete desenvolveu a reflexão sobre a centralidade do Celebração do Mistério Pascal na Celebração Eucarística, Liturgia Eucarística, Liturgia da Palavra, Ritos inicial e final. Além disso, foi trabalhada a Participação na Liturgia, a partir da proposta da Sacrosanctum Concilium.



Ainda a noite, foi trabalhada pelo Roberto a relação da liturgia com a catequese, destacando a importância de iniciar os catequizandos para celebrar bem os mistérios, saboreando-os. Vimos a importância da dimensão mistagógico-celebrativa no encontro de catequese e a importância da Vigília pascal, como ponto de referência para qualquer itinerário catequético.




CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E VIVÊNCIAS DO MÓDULO (16 DE SETEMBRO)



Iniciamos o dia do Senhor, com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe Leonel Brabo, reitor do Seminário Maior Diocesano e pároco da Comunidade São Pedro e São Paulo (Rio Preto), que destacou o papel do catequista no processo evangelizador. Em seguida, tomamos café e iniciamos as vivências do módulo, que destacaram a espiritualidade dos tempos litúrgicos.



Tempo Pascal: A festa da vida inaugurada em Jesus

 

 

Tempo Comum:  A experiência do Discipulado

 

 

Concluímos a EBICAT com a avaliação do módulo, recados para o próximo módulo e um momento de benção, agradecendo a presença de catequistas da Arquidiocese de Uberaba, que vieram visitar nossa Escola para conhecer a metodologia utilizada por nós aqui em São José do Rio Preto. Agradecendo a Márcia, abraçamos aos demais membros da Equipe de Catequese e da Escola de catequistas de Uberaba! Enviamos também nosso abraço a Dom Paulo Mendes Peixoto, que nos enviou lembranças e também nos apoiou muito para que nossa Escola fosse uma realidade mistagógica: ele faz parte de nossa história! Abraços a todos!


Um comentário:

  1. Nós é que agradecemos por nos convidarem a participar da EBICAT. Foi uma experiência maravilhosa. Esperamos voltar mais vezes.
    Abraços a toda a equipe, que os dons de vocês continuem a nos ajudar a crescer no amor por Jesus! Muitas bênçãos em suas vidas!

    ResponderExcluir