segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA - MÓDULO INTRODUTÓRIO
PARÓQUIA SANTA TEREZINHA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
TEMA: INTRODUÇÃO À CATEQUESE
23 DE FEVEREIRO DE 2012

No último sábado, das 07h30 às 17h, aconteceu o módulo introdutório da Escola Bíblico-Catequética (EBICAT), na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Rio Preto. O tema desse módulo foi Introdução à Catequese e teve a participação de 100 catequistas, com a presença de alunos e ex-alunos da EBICAT. Acolhemos a VI Turma da Escola,  e demos abertura às atividades da EBICAT com grande motivação.


 

Após o café, fizemos a oração inicial e a manhã foi dedicada a aula do módulo. Os catequistas refletiram sobre a Catequese a serviço da evangelização e da iniciação cristã, tendo como ponto de partida o Querigma, aprofundaram o que é a catequese e o discipulado como consequência do processo iniciático. Ao estudar o que é a catequese, refletimos sobre seus objetivos, finalidades, perspectivas, fontes, metas, pedagogia catequética, os interlocutores e a dimensão missionária da catequese, entendendo o ministério da Catequese a serviço da Palavra, da profecia, da evangelização. No módulo central, que acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de março, na Casa do Clero, os catequistas irão aprofundar a Metodologia Catequética, refletindo sobre o Processo de Iniciação à vida Cristã, a pessoa do Catequista e o Encontro de Catequese para a iniciação à vida Cristã.


Logo após o almoço, foram aplicadas as vivência do módulo pela equipe diocesana da EBICAT. Uma das vivências teve como Tema o Ministério da Catequese, e o objetivo foi conduzir os catequistas a uma compreensão mais vivencial do ministério da catequese, seus objetivos e finalidades, suas perspectivas, sua dimensão iniciática e a serviço da evangelização. Para isso, o texto de Lucas 5,1-11 convidou os catequistas a  lançar as redes, serem obedientes à Palavra e não terem medo de ser pescadores de homens.




A vivência com o texto da Pecadora de Lc 7,36-50, aprofundando a pedagogia de Jesus, trabalhou a a experiência da acolhida, do amor e do perdão como dimensões essenciais da pedagogia divina, dimensões fundamentais da ação catequética. Por meio do acolhimento, Jesus reconhece as pessoas e devolve-lhes a dignidade muitas vezes ofuscada pelos preconceitos e discriminações, permitindo que aproximem-se dele, perdoando, resgatando e amando sem medidas. A proposta desse encontro foi destacar a inversão dos valores vigentes quanto ao amor e ao perdão, esclarecendo a leitura amorosa de Jesus diante das situações cotidianas.




A Vivência da Cura do homem de mão seca destacou a pedagogia de Jesus que ensina, liberta, cura e dá novo sentido a realidade. Por meio da cura do homem de mão seca, os catequistas foram motivados a experiência de diálogo com o Mestre, sentindo-se amados por Cristo, o Senhor que tem o desejo de que sejamos conhecedores da Palavra como lei autônoma, que alegra o coração e nos impulsiona ao amor. Nessa vivência, no tocante à catequese, foi destacada sua dimensão cristocêntrica (Jesus no centro) e sua função libertadora, sócio-transformadora, tendo como referência Jesus.




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