terça-feira, 27 de agosto de 2013

CELEBRAÇÃO DIOCESANA DO DIA NACIONAL DOS CATEQUISTAS
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO - MIRASSOL (25/08/13)



No último domingo, das 07h30 às 13h, estiveram reunidos cerca de 900 catequistas da diocese para celebração do Dia Nacional dos catequistas, uma tradição em nossa diocese muito bem participada pelos educadores da fé. O tema escolhido para este ano, em comunhão com o VIII SULÃO de Catequese, foi :"Catequista protagonista da fé, do amor e da esperança".

Iniciamos nossa manhã com um café bem reforçado, passamos a acolhida das regiões pastorais, apresentação do assessor diocesano da Pastoral Bíblico-Catequética, padre José Eduardo Vitoreti, em seguida a oração e apresentação do tema.

Na oração da manhã,  refletimos o lema do VIII SULÃO, como acolhida: “Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz, em vossa vida de fé” (Rm 15,13) e lemos, meditamos, rezamos e contemplamos o texto de 1 Ts 1,1-10, que nos ajudou a compreender nosso compromisso de pedagogos e mistagogos, protagonistas da evangelização, do ministério da catequese, que cuidam da mística a partir das virtudes teologais e educam para uma fé madura, uma esperança ativa e um amor capaz de esforços pela comunidade, a partir do testemunho.




O Diácono Roberto Bocalete, que conduziu o primeiro momento, destacou os objetivos do momento do encontro: inicialmente para celebrarmos juntos o dia dos catequistas; para que o catequista sinta-se e entenda-se como protagonista na ação catequética; para destacarmos a centralidade de Jesus em nossa missão; para recordar que ser catequista é ser discípulo missionário, comprometido com a transmissão da fé, iluminados pela Palavra para iluminar a realidade com a Palavra; para assumir a missão de profeta da vida e vivenciar a mística: “agarrar-se em Deus” – colocar-se em Deus. Os passos da leitura orante foram feitos com tranquilidade e grande envolvimento dos catequistas.





As 10h celebramos juntos a missa presidida por Dom Tomé, bispo diocesano, que com muito carinho agradeceu aos catequistas pelo ministério da catequese exercido em suas comunidades e ainda destacou a importância da fé madura para iniciação dos catequizandos na vida cristã.



Logo após a Missa, a Ir Rosangela, coordenadora diocesana, desenvolveu o tema do profetismo na catequese, a importância do catequista ser profeta da vida, dando exemplos práticos da vocação dos profetas na Bíblia e de profetas de nosso tempo. O momento foi concluído com um momento orante e o anúncio da comunidade que vai acolher a celebração do Dia Nacional do catequista em 2014, a Paróquia São José de José Bonifácio.





A celebração do Dia Nacional dos catequistas foi concluída com um almoço de confraternização preparado pela comunidade de Nossa Senhora do Carmo de Mirassol, para quem dirigimos nossa gratidão pela acolhida, pelo carinho com os catequistas, pela disponibilidade em nos acolher e pelo belo trabalho realizado. Na pessoa do Pe Gerson, agradecemos e parabenizamos a comunidade pelo testemunho de unidade e organização dados a todos nós! Gratos.

Um comentário:

  1. Fico emocionada ai ver nossa catequese em movimento, nossos catequistas sendo valorizados... Feliz também por ver a rede de blogs funcionando, motivando outras dioceses...Parabéns...Avante!

    ResponderExcluir