quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ABERTURA DIOCESANA DA CATEQUESE
PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA - S. J. DO RIO PRETO
16 DE FEVEREIRO DE 2014

No dia 16 de fevereiro, na Paróquia Imaculada, no estoril, com a presença de mais de 700 catequistas de toda a diocese de São José do Rio Preto, foi celebrada a ABERTURA DIOCESANA DA CATEQUESE. O momento aconteceu em duas etapas: primeiro a oração e reflexão do tema: catequistas numa Igreja em estado permanente de Missão, seguida da Celebração Eucarística de envio presidida por nosso bispo diocesano Dom Tomé Ferreira da Silva.



A manhã de abertura teve início com a palavra do Padre Cido, pároco da paróquia que recebeu os catequistas e depois uma palavra de acolhimento do Padre Zezinho, assessor diocesano da Pastoral Bíblico-Catequética. Logo após a Irmã Rosângela deu inicio com a oração da manhã utilizando alguns símbolos do nosso batismo, como o sal, água e a luz, convidando todos os catequistas a saírem de seus lugares e se dirigirem aos locais onde estes elementos estavam expostos. Ao longo desse processo entoou-se um canto de meditação para que os catequistas recordassem seu batismo e o chamado a vida cristã, a santidade e a ação evangelizadora.






Após essa caminhada a catequista Cintia fez leitura da carta de São Paulo aos coríntios onde a sabedoria dada pelo Espírito Santo nos edifica e nos mantém mais próximos a Deus. Irmã Rosângela  fez uma leitura orante do texto e depois utilizou partes da Exortação Evangelii Gaudium do Papa Francisco, recordando ao catequista sua missão na Igreja. Os catequistas foram ungidos com óleo perfumado, comprometidos em ser luz para suas comunidades e perfume do Evangelho no mundo.



 Concluímos a manhã coma  Missa, presidida por dom Tomé, que motivou os catequistas para mais um ano de evangelização, de anúncio do Evangelho, de testemunho da fé e trabalho catequético. Agradecemos a Comunidade da Paróquia Imaculada Conceição pela acolhida e cuidado com que preparou a Abertura diocesana da Catequese. Obrigado ao Pe Cido pelo carinho e nossa gratidão a coordenadora regional da região pastoral São Judas Tadeu, a catequista Beth, pela dedicação e zelo. Abraços.





terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

I SEMANA CATEQUÉTICA DE CEDRAL
DE 18 A 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Dos dias 18 a 20 de fevereiro aconteceu na cidade de Cedral a primeira Semana Catequética, tendo como tema uma introdução à inspiração catecumenal. Ir Rosângela orientou sobre a metodologia mistagógica, o encontro de catequese celebrativo. A catequista Rosicler trouxe o material aplicado com seus catequizandos, preparou espaço para um encontro de catequese e motivou os catequistas a refletirem sobre a importância do processo de mudança metodológica que estamos vivendo.





______________________________________________________________________________

I SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO DE NHANDEARA
DE 17 A 19 DE FEVEREIRO DE 2014

Dos dias 17 a 19 de fevereiro, na cidade de Nhandeara, aconteceu a primeira Semana Catequética regional com a presença de cerca de 30 catequistas. A proposta foi uma introdução ao que é iniciação à vida cristã, metodologia mistagógica e inspiração catecumenal. o dia 17 o tema foi O que é iniciação a vida cristã? Natureza, finalidade, tempos e etapas, e o palestrante  padre Roberto Bocalete, que conversou com os catequistas sobre essa nova metodologia, esclarecendo elementos da inspiração catecumenal. No dia  18 o tema refletido foi a catequese a serviço da Iniciação à vida cristã, tendo como palestrante o padre José Eduardo Vitoretti. No dia 19 o tema foi a pessoa do catequista e suas habilidades para o processo de iniciação à vida cristã, contando com a presença da catequista Vanilda Silveira. Os catequistas refletiram bastante e se abriram a inspiração catecumenal.





______________________________________________________________________________

II SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE MIRASSOL
11 A 13 DE FEVEREIRO DE 2014

Dos dias 11 a 13 de fevereiro aconteceu na Paróquia São Pedro, de Mirassol, a segunda Semana Catequética regional, com boa presença e participação dos catequistas, tendo como palestrantes a Ir Rosângela e a Ir Maria José. Durante os três dias, os catequistas conversaram sobre a Catequese em estilo catecumenal, a dimensão celebrativa da Catequese, o encontro de catequese para iniciação à vida cristã. Os catequistas saíram motivados de mais esse momento de formação.






segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA
DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

MÓDULO INTRODUTÓRIO

Amados e amadas catequistas, alunos da VI Turma e novos alunos, que serão da VII Turma da EBICAT: lembramos a todos que no próximo sábado, dia 22 de fevereiro, na Paróquia Menino Jesus de Praga, em São José do Rio Preto, será realizado o MÓDULO INTRODUTÓRIO  da Escola Bíblico Catequética (EBICAT), a partir das 07h30, tendo como disciplina a INTRODUÇÃO CRÍTICA A SAGRADA ESCRITURA e o professor Padre Roberto Bocalete.

Lembramos aos novos alunos que as inscrições serão feitas no próprio módulo. Esperamos nossos catequistas para mais um ano de formação.

Abaixo o folder de divulgação.



I SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE ICÉM
DE 11 A 13 DE FEVEREIRO DE 2014


Aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Icém, com a participação de cerca de 70 catequistas,  e com a presença de todas as paróquias da região pastoral, a I Semana Catequética: momento de unidade regional, reflexão, questionamentos e motivação dos catequistas, que marcaram a presença com assiduidade nos três dias de formação.

A Semana tratou do que é a inspiração catecumenal, a metodologia mistagógica, a catequese a serviço do processo de iniciação à vida cristã e a pessoa do catequista para este processo. Na terça-feira, a catequista Vanilda desenvolveu o tema "O que é iniciação a vida cristã? Natureza, finalidade, tempos e etapas"; na quarta-feira a reflexão foi sobre o conceito de catequese a serviço da Iniciação à vida cristã, tendo como palestrante padre Roberto Bocalete; a conclusão da semana aconteceu na quinta-feira, com a reflexão sobre o catequista mistagogo, conduzido pela catequista Rosicler.

Os catequistas da região mostraram-se preocupados com a unidade regional, com a formação e com as provocações feitas durante a semana e se motivaram para participação na EBICAT e também pediram a coordenadora regional, catequista Isabel, que leve até a equipe diocesana pedido de formações regionais durante o ano.








terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

IV SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO
05 A 07 DE FEVEREIRO DE 2014

Aconteceu em José Bonifácio, no Colégio Coração Imaculado de Maria, Paróquia São João Batista, a IV Semana Catequética da região pastoral de José Bonifácio, com a presença de todas as paróquias pertencentes a região, com cerca de 80 catequistas. Com momentos de leitura orante na oração inicial, participação ativa a tenta dos catequistas, a Semana foi avaliada como positiva e motivadora para o ministério dos catequistas.

A Semana teve como tema a MISTAGOGIA e os palestrantes foram: Mistagogia como metodologia para IVC, tendo como palestrante a catequista Rosicler, na quarta-feira;  Proposta mistagógica do Evangelho de João, como palestrante Padre Roberto Bocalete, na quinta-feira; e por fim, os catequistas vivenciaram um momento mistagógico, a Leitura orante da Bíblia do texto da samaritana, sendo conduzido pelas catequistas Vanilda e Rosi Cle, na sexta-feira. 

A região demonstra grande unidade na caminhada catequética e já se preparar para acolher o DIA NACIONAL DOS CATEQUISTAS, que será na Paróquia São José, no dia 24 de agosto.










Pastoral Bíblico-Catequética
Diocese de São José do Rio Preto

I Semana Catequética
De 18 a 20 de fevereiro de 2014
(Região Pastoral de Cedral)



18 de fevereiro, 19h45min (terça-feira): Abertura da I Semana Catequética da Região Pastoral de Cedral
Tema: O que é iniciação a vida cristã? Natureza, finalidade, tempos e etapas.
Palestrante: Ir Rosangela Aparecida Fontoura

19 de fevereiro, 19h45min (quarta-feira)
Tema: A catequese a serviço da Iniciação à vida cristã
Palestrante: Ir Rosangela Aparecida Fontoura

20 de fevereiro, 19h45min (quinta-feira)
Tema: A pessoa do catequista e suas habilidades para o processo de iniciação à vida cristã (Catequista mistagogo)
Palestrante: Ir Rosangela Aparecida Fontoura



Pastoral Bíblico-Catequética
Diocese de São José do Rio Preto

I Semana Catequética
De 17 a 19 de fevereiro de 2014
(Região Pastoral de Nhandeara)



17 de fevereiro, 19h30min (segunda-feira): Abertura da I Semana Catequética da Região Pastoral de Nhandeara
Tema: O que é iniciação a vida cristã? Natureza, finalidade, tempos e etapas.
Palestrante: Padre Roberto Bocalete

18 de fevereiro, 19h30min (terça-feira)
Tema: A catequese a serviço da Iniciação à vida cristã
Palestrante: Padre Roberto Bocalete

19 de fevereiro, 19h30min (quarta-feira)
Tema: A pessoa do catequista e suas habilidades para o processo de iniciação à vida cristã (Catequista mistagogo)
Palestrante: Vanilda


Local: Paróquia São João Batista de Nhandeara


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

III SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO DE MONTE APRAZÍVEL
03 A 05 DE FEVEREIRO DE 2014

Aconteceu em Monte Aprazível, na Paróquia Senhor Bom Jesus, a III Semana catequética da região pastoral de Monte Aprazível, que mais uma vez contagiou os catequistas presentes com o tema da MISTAGOGIA.  A Semana teve como temas e palestrantes: Mistagogia como metodologia para IVC, tendo como palestrante a Ir Rosangela Aparecida Fontoura, na segunda-feira;  Proposta mistagógica do Evangelho de João, como palestrante Padre Roberto Bocalete, na terça; e por fim, os catequistas vivenciaram um momento mistagógico, a Leitura orante da Bíblia do texto da samaritana, sendo conduzido pelas catequistas Vanilda e Rosi Cle, na quarta-feira.