Notícias Paroquiais

Amados(as) catequistas: esta janela de nosso blog é direcionada para as postagens de Notícias Paroquiais de toda nossa diocese! Por isso, pedimos que nos ajudem a alimentar o blog, enviando fotografia e um pequeno texto (contendo informações essenciais: o que aconteceu, onde, em que dia, quem esteve presente e os resultados) dos momentos importantes da Pastoral Bíblico-Catequética de sua paróquia! Obrigado e abraços...

Contatos para postagens de momentos paroquais no blog de nossa diocese:  enviar material para o e-mail robertobocalete@yahoo.com.br
_______________________________________________________________________________

CELEBRAÇÃO DE ENTREGA DA BÍBLIA, FONTE DA CATEQUESE
PARÓQUIA MENINOS JESUS DE PRAGA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


Esse final de semana 28 de abril de 2013, na Paróquia Menino Jesus de Praga, foi realizada a celebração da entrega da Bíblia para os catequizandos que ingressaram no Tempo da Catequese. Foi uma celebração muito especial: a maioria dos pais estão comprometidos com a formação religiosa de seus filhos e o pároco pe Silvio, presidiu a celebração com carinho e muito amor, aos catequizandos que estão iniciando esta nova caminhada da fé.



 

CELEBRAÇÃO DE ENTREGA DA BÍBLIA, FONTE DA CATEQUESE
PARÓQUIA SÃO PEDRO DE UBARANA

Há três anos a Paróquia São Pedro de Ubarana realiza a Celebração de acolhida dos catequizandos da 1ª Fase da Catequese em preparação a Eucarística com o momento da entrega da Bíblia - 14 de abril de 2013. Pe Zezinho, com grande carinho que tem pela catequese, acolhe os catequizandos e entrega-lhes o texto da Sagrada Escritura para que aprofundem na Catequese e tenham a Bíblia como fonte de espiritualidade. Essas celebrações testemunham o cuidado com a catequese de inspiração catecumenal - catequese celebrativam que tem como meta e objetivo a comunidade.



_______________________________________________________________________________

MANHÃ DE VIVÊNCIA COM OS CATEQUIZANDOS EM PREPARAÇÃO A EUCARISTIA
PARÓQUIA SÃO PEDRO DE UBARANA
VIVÊNCIA DO SACRAMENTO DA EUCARISTIA (23 DE MARÇO DE 2013)






Os catequizandos da Paróquia São Pedro de Ubarana, neste último sábado, das 08h às 11h, estiveram reunidos para um momento de vivência em preparação ao sacramento da Eucaristia. A coordenadora da Pastoral Bíblico-Catequética, Lucilene Carvalho, e o pároco, Pe José Eduardo, conduziram o momento, ajudando os catequizandos a aprofundar, de forma celebrativa, o sentido da eucaristia e o compromisso que a comunhão do corpo e sangue de Cristo faz nascer em nós.
_______________________________________________________________________________

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS (22 DE MARÇO DE 2013)
PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA DE VOTUPORANGA
TEMA: PASSOS DO ENCONTRO DE CATEQUESE PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ




No dia 22 de março, das 20h às 22h, os catequistas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga se reuniram para estudar e refletir os passos metodológicos do encontro de catequese. Sob a orientação do seminarista Roberto, aprofundaram o VER (olhar a realidade), o ILUMINAR (saber da catequese a partir da Palavra e da Tradição), o CELEBRAR (o sabor da catequese tendo como fonte a Liturgia) e o AGIR (compromisso existencial). Foi um momento de participação e envolvimento, dando um passo significativo na mudança de material e na organização para  a preparação dos encontros
_______________________________________________________________________________

MISSA DE ABERTURA DO ANO CATEQUÉTICO E ENVIO DOS CATEQUISTAS DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
24 DE FEVEREIRO DE 2013


Neste domingo, 24 de fevereiro, às 10h, Pe Silvio fez o envio dos catequistas da Paróquia Menino Jesus de Praga, de São José do Rio Preto, para exercerem o ministério da catequese com motivação, entusiasmo e reconhecimento vocacional. Durante a celebração ele convidou os catequistas a participarem da oração do ofertório, partilhando,"juntos", todas suas ofertas. No final  da celebração, fez o envio e abençoou cada educador da fé para iniciar mais um ano com muito amor, dedicação e disposição a fazer a experiência de um grande querigma com todos os catequizandos .

______________________________________________________________________________

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - 21 DE FEVEREIRO DE 2013


Na última quinta-feira, dia 21 de fevereiro, as coordenadores da catequese, Helena e Denise,  estiveram reunidas com todos os catequistas da paróquia Menino Jesus de Praga, de São José do Rio Preto para reunião de planejamento do ano catequético. Foi uma reunião muito importante, definindo o calendário de 2013, turmas de catequese, horários. A maior novidade foi o ingresso de cinco novos catequistas, que atenderam ao "chamado", e estão dispostos a participar da Escola Bíblico-Catequética de nossa diocese (EBICAT), para adquirir mais formação e experiência! Iniciaremos o ano de 2013 com muito amor, força e determinação......

_______________________________________________________________________________

REUNIÃO DE FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS DA PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO (S.J. DO RIO PRETO): 08 A 10  DE JANEIRO DE 2013
TEMA: O ENCONTRO DE CATEQUESE PARA A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ


Dos dias 08 a 10 de janeiro, sob a assessoria do seminarista Roberto, os catequistas da paróquia Imaculada Conceição, da cidade de São José do Rio Preto, estiveram reunidos para um momento formativo, refletindo sobre a metodologia do encontro de catequese para o processo de iniciação cristã. 

O momento, muito informal e com a participação e acréscimo dos catequistas presentes, foi marcado por reflexões e orientações pedagógicas, destacando-se o que é o encontro e a definição de catequese, problemas metodológicos na aplicação do encontro e as dimensões do encontro de catequese iniciático. Além disso, conversamos sobre os passos do encontro de catequese, como lidar com os interlocutores, a dimensão do saber e do sabor na catequese. Foi um momento fecundo e bem saborosa para todos!

_______________________________________________________________________________

REUNIÃO E FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA (S. J. DO RIO PRETO): 15 DE NOVEMBRO DE 2012
TEMA: COMO PREPARAR O ENCONTRO DE CATEQUESE / VIVÊNCIA

Nesta quinta-feira, feriado do dia 15 de novembro, das 08h às 11h, estiveram reunidos os catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia para formação conclusiva do ano, tendo como tema a preparação do encontro de catequese iniciático, dando-se orientações dos passos metodológicos para bem preparar o encontro, como também oportunidade para esclarecer dúvidas dos catequistas. 

Iniciou-se o momento com a formação, destacando-se os passos de elaboração do encontro: estabelecer o tema, escolher o texto bíblico, delimitar o objetivo do encontro, pensar no ambiente; em seguida, preparar o VER a realidade, ILUMINAR com a Palavra (fazer perguntas do texto Bíblico, que deverá ser proclamado da Mesa da Palavra), CELEBRAR (momento orante trazendo o tema para a vida) para AGIR (respostas existenciais ao tema desenvolvido). 

Este momento, conduzido pelo seminarista Roberto Bocalete, foi oportuno para ajudar os catequistas a bem preparar o encontro catequético, estabelecendo objetivos, preparando um roteiro metodológico para que o catequista favoreça aos interlocutores uma experiência profunda com Jesus Cristo, com a Palavra, consigo mesmo.

Logo em seguida, a catequista Beth, da Equipe Diocesana da EBICAT, aplicou uma vivência, momento de experiência de encontro de catequese iniciático, ajudando-os a compreender na prática os elementos estudados durante o ano. O tema da vivência foi o discipulado e o texto escolhido foi o cego de Jericó (Mc 10,46-52). Os catequistas observaram a importância de um ambiente bem preparado para o encontro, o sabor dos refrãos medidativos, refletiram a Palavra (proclamada com todo zelo e cuidado, e aprofundado com as questões dialogadas), fizeram um momento de oração vivencial, um bonito rito de benção, além do compromisso concreto destacado para a vida. 




Os catequistas concluíram o projeto de formação para este ano com grande entusiasmo e motivação, agradecendo ao seminarista Roberto por ter acompanhado-os com formações, trabalhando com a Pastoral Bíblico-Catequética  da Paróquia em seu estágio pastoral. O encerramento aconteceu com a comemoração do aniversário do catequista Bruno, que celebrou mais um ano de vida exatamente no  dia 15 de novembro.



_______________________________________________________________________________

ASSEMBLEIA PAROQUIAL DOS CATEQUISTAS
PARÓQUIA SANTA LUZIA DE VOTUPORANGA - 14 DE NOVEMBRO DE 2012

Aconteceu no dia 14 de novembro, na Paroquia Santa Luzia, da cidade de Votuporanga a Assembleia da Pastoral Bíblico-Catequética paroquial. Foi um momento de estudo, avaliação, de programação e de partilha. A paróquia tem agora novo coordenador, que é o Pedro Rodrigues. O Toninho deixa a coordenação depois de 2 anos de trabalho junto a Pastoral Bíblico-Catequética.



_______________________________________________________________________________

REUNIÃO DE FORMAÇÃO PARA AS CAPELAS SÃO FRANCISCO, SANTA CLARA E SANTA PAULINA (PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA)
04 DE NOVEMBRO - TEMA: COMO PREPARAR O ENCONTRO DE CATEQUESE/ VIVÊNCIA


No domingo, dia 04 de novembro, das 08h às 11h, estiveram reunidos os catequistas das Capelas São Francisco, Santa Paulina e Santa Clara, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia para formação conclusiva do ano, tendo como tema a preparação do encontro de catequese. Iniciou-se o momento com a formação, destacando os passos de elaboração do encontro: o VER a realidade, ILUMINAR com a Palavra, CELEBRAR para AGIR. Este momento, direcionado pelo seminarista Roberto Bocalete, foi oportuno para esclarecer dúvidas e ajudar os catequistas a bem preparar o encontro catequético, estabelecendo objetivos, preparando um roteiro metodológico para que o catequista favoreça aos interlocutores uma experiência profunda com Jesus Cristo, com a Palavra, consigo mesmo.

Terminado este momento, a catequista Beth (Equipe Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética) conduziu os catequistas para experiência de encontro de catequese iniciático, ajudando-os a compreender na prática os elementos estudados durante o ano. O tema da vivência foi o discipulado e o texto escolhido foi o cego de Jericó (Mc 10,46-52). Os catequistas observaram a importância de um ambiente bem preparado para o encontro, o sabor dos refrãos medidativos, refletiram a Palavra (proclamada com todo zelo e cuidado, e aprofundado com as questões dialogadas), fizeram um momento de oração vivencial, um bonito rito de benção, além do compromisso concreto destacado para a vida. Os catequistas concluíram o projeto de formação para este ano com grande entusiasmo e motivação.


______________________________________________________________________________

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA PARÓQUIA DE COSMORAMA
TEMA: O ENCONTRO DE CATEQUESE INICIÁTICO
30 DE OUTUBRO DE 2012

Nesta terça-feira, dia 30 de outubro de 2012, no Centro de Catequese da Paróquia de Cosmorama, aconteceu mais um momento de formação com os catequistas, coordenado pelo seminarista Roberto Bocalete. Esse já é o terceiro momento de formação, que tem como objetivo trabalhar a pessoa do catequista e o encontro de catequese para iniciar os interlocutores na experiência de fé e na comunidade.

Iniciamos nossa formação com um momento de oração meditada a partir do texto do cego de Jericó (Mc 10,46-52), em que os catequistas pensaram as posturas que podem assumir na catequese: do catequista Jesus (que liberta e é sensível a realidade das pessoas); da multidão (que sufoca, que afasta as pessoas de Jesus) e do cego (que tem a coragem de gritar, deixar as seguranças e fazer experiência com a pessoa de Jesus).

Refletimos, em seguida, iniciando nossa reflexão sobre o encontro de catequese iniciático, os erros que devem ser superados: encontros com abordagem conceitual, preocupação conteudista, metodologia escolar, subjetivismo espiritualista, excesso de dinâmicas, desconsideração dos interlocutores e distanciamento do celebrativo; entendendo, dialogando e esclarecendo cada um dos problemas metodológicos citados. 

Concluímos a formação, que será continuada no dia 27 de novembro esclarecendo as dimensões do encontro de catequese iniciático. Vale destacar que em todos os momentos de formação para catequistas, o pároco da comunidade, Pe Lorival, se faz presente, participa e tira suas dúvidas sobre o processo de iniciação à vida cristã, caminhando com os catequistas e apoiando as mudanças necessárias!

_______________________________________________________________________________

VIVÊNCIA PARA CATEQUIZANDOS QUE FARÃO PRIMEIRA EUCARISTIA
PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO - REGIÃO SÃO JUDAS (RIO PRETO)
28 DE OUTUBRO DE 2012


Neste domingo, na Paróquia Imaculada Conceição, em São José do Rio Preto, a Pastoral Bíblico-Catequética realizou um dia de vivência com os catequizandos que irão receber o sacramento da Eucaristia, destacando  o mistério eucarístico e sua dimensão litúrgico-celebrativa, o compromisso de servir e a importância de se alimentar com o pão da Eucaristia. Outro elemento destacado foi o compromisso que deve ser assumido depois que celebramos Eucaristia no cotidiano. O dia de vivência foi marcado com diversos momentos: o sacramento da Eucaristia foi aprofundado por meio da Oração Eucarística, houve dinâmicas, momentos de animação e também partilha.



______________________________________________________________________________

REUNIÃO DE FORMAÇÃO COM OS FAMILIARES DOS CATEQUIZANDOS DE EUCARISTIA E CRISMA
PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO - REGIÃO SÃO JUDAS (RIO PRETO)
TEMA: INICIAÇÃO, CATEQUESE E SACRAMENTOS (17/10/12)



No dia 17 de outubro, tivemos um encontro com os pais dos catequizandos que irão receber os Sacramento da Crisma e Eucaristia. Para este momento, convidamos o seminarista Roberto, que nos mostrou a importância de prepararmos as crianças, jovens e adultos não somente para receberem os sacramentos e sim preparar para serem discípulos,  fazer a experiência  e o encontro pessoal com Jesus Cristo. Foi destacado que cada interlocutor tem seu tempo no processo de iniciação e que a família tem importância fundamental como primeira catequista de seus filhos; mostrou-nos também o quanto é rica nossa liturgia e o como devemos “participar” para que ao recebermos os sacramentos, saibamos evangelizar, sair em missão para “SERVIR” na comunidade.



_______________________________________________________________________________

REUNIÃO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA (06/10/12)



Neste último sábado, das 09h às 11h, estivemos reunidos para mais um momento de formação para catequistas na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Estudamos juntos o texto de Dom Orani "Ano da fé: tempo propício", destacando o sentido e a profundidade desse ano para a Igreja e para a atividade evangelizadora da Pastoral Bíblico-Catequética. Ao refletirmos, destacamos os desafios que perpassam o formação para uma fé madura, a importância de se celebrar e professar a fé com consciência e convicção, além de conversarmos também sobre nossas esperanças para o Sínodo dos Bispos Sobre a Nova Evangelização, que será realizado neste mês de outubro.

Como de costume, terminamos o momento comemorando o aniversário dos catequistas que fazem aniverário em outubro, rendendo graças pela vida da Cidinha Rodas, nossa vice-coordenadora paroquial da Pastoral Bíblico-Catequética!


 
______________________________________________________________________________

REUNIÃO DE FORMAÇÃO PARA AS CAPELAS SÃO FRANCISCO, SANTA CLARA E SANTA PAULINA (PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA)
23 DE SETEMBRO - TEMA: AS DIMENSÕES DO ENCONTRO DE CATEQUESE


Em sintonia com a Pastoral Bíblico-Catequética da Paróquia do Rosário de Pompeia, as catequistas das capelas Santa Clara, São Francisco e Santa Paulina, reuniram-se neste domingo (23/09) para mais um momento de formação e reflexão. Desde março, com a presença do seminarista Roberto Bocalete, as capelas já estudaram e aprofundaram o processo de iniciação à vida cristã, a pessoa do catequista para o processo iniciático,  seu perfil e qualidades, e agora estão refletindo sobre o encontro de catequese para iniciar os interlocutores na fé. O momento teve início às 15h e terminou às 17h. Estudamos as dimensões do encontro de catequese: antropológico-existencial, bíblico-teológico e mistagógico-celebrativo, partilhamos experiências e concluímos o momento com uma confraternização.

_______________________________________________________________________________

FORMAÇÃO PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA (01/09)


O primeiro dia do mês de setembro foi marcado por mais uma reunião de formação para os catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Desde março, com a presença do seminarista Roberto Bocalete, a comunidade estudou o processo de iniciação à vida cristã, a pessoa do catequista para o processo iniciático,  seu perfil e qualidades, e agora estão refletindo sobre o encontro de catequese para iniciar os interlocutores na fé. O momento teve seu início às 08h30, com o café da manhã e a oração inicial sobre a importância da Sagrada Escritura na Catequese, devido mês da Bíblia, e estudamos as dimensões do encontro de catequese: antropológico-existencial, bíblico-teológico e mistagógico-celebrativo. A reunião foi concluída as 11h, como de costume, comemorando o aniversário dos catequistas nascidos no mês de setembro. 
_______________________________________________________________________________

DIA NACIONAL DOS CATEQUISTAS NAS PARÓQUIAS

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)


Neste final de semana (25/08), nossa comunidade (Paróquia Imaculada Conceição) paroquial celebrou em especial o dia do Catequista. Padre Aparecido falou da importância do "SERVIR", no processo da educação da "fé", tendo ele como catequista primeiro da comunidade. Com alegria, nos enviou, renovando assim o nosso compromisso de servir e vivenciar a Palavra de Deus nesta comunidade. Parabéns Catequistas!

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)



Homenagem feita as catequistas da Comunidade de São Vicente de Paulo, em São José do Rio Preto, parabenizando-as pelo dia do catequista. Padre Calazans relata: parabéns a essa equipe especial!

Um comentário:

  1. Por quê ninguém comenta?

    Coragem sejamos carinhos ou curiosos. Vamos falar do para o bem daqueles que buscam fazer a diferença!

    ResponderExcluir