sexta-feira, 28 de março de 2014

MÓDULO CENTRAL - 21 A 23 DE MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO AO PRIMEIRO TESTAMENTO
CASA DO CLERO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Dos dias 21 a 23 de março, na casa do Clero, em São José do Rio Preto, aconteceu mais um dos módulos centrais da EBICAT, primeiro módulo deste ano, contando com a presença de 110 alunos, dentre eles mais de 70 catequistas da Turma VII (nova turma de 2014) e catequistas da Diocese de Catanduva e também de Ibitinga.  


SEXTA-FEIRA: MOMENTO DE INTERAÇÃO E ESPIRITUALIDADE
ACOLHIDA DOS NOVOS ALUNOS DA TURMA VII

Na sexta-feira, dia dedicado a espiritualidade do catequista, foi vivenciado um momento de acolhida, de apresentação dos alunos e também uma dinâmica conduzida pela Ir Rosângela, coordenadora Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética: momento de interação e grande envolvimento dos catequistas.







SÁBADO: ORAÇÃO INICIAL E AULA DO MÓDULO

O sábado, dia de estudo e reflexão do tema do módulo, teve seu início com o café da manhã, seguido da oração inicial. Às 08h20 iniciou-se a aula do módulo, que teve como professor Pe Marcelo Vieira, trabalhando a introdução ao Primeiro Testamento e os blocos de livros que foram a bíblia judaica.







REUNIÃO DA EQUIPE DIOCESANA DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA

Durante a tarde de sábado houve também a reunião da Equipe Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, momento de avaliação das 09 Semanas Catequéticas regionais que aconteceram em janeiro e fevereiro desse ano; acerto de detalhes para o Encontro com catequistas de crisma; preparação do encontro das equipes diocesanas do RPII, que vai acontecer em Rio Preto; também escolha do tem apara o Dia Nacional dos Catequistas, que será na Paróquia São José, em José Bonifácio.




 MOMENTO METODOLÓGICO

Como de costume, no sábado a noite há um momento metodológico, adaptando o tema do módulo ao trabalho catequético: momento em que os catequistas são orientados de como trabalhar aquele conteúdo dado nas aulas nos encontros de catequese. Pe Roberto Bocalete conduziu esse momento, destacando a importância de um trabalho bem feito do Primeiro Testamento para compreensão do Segundo Testamento.



VIVÊNCIAS DO MÓDULO

O domingo é reservado as vivências do módulo, aplicadas pela equipe diocesana da EBICAT, são encontros temáticos, que refletem o tema do módulo. Foram três vivências sobre o Primeiro Testamento. A vivência sobre a Economia da salvação apresentou o processo de experiência de fé de um povo com Deus que se revela e quer ser conhecido, a ponto de encarnar-se no seio da terra, portanto, processo iniciático de fé. Os catequistas traçaram um caminho histórico de construção da realidade de povo de Deus, destacando o amadurecimento da fé e o conhecimento do Deus único e verdadeiro.




A vivência do Princípio normativo do Pentateuco destacou por meio do texto do Deuteronômio o eixo central do Pentateuco, o princípio normativo de fidelidade à libertação da escravidão, destacando os mandamentos como fonte de organização religiosa e salientando a importância da benção e da aliança como presença de Javé no meio de seu povo.






A vivência O Profeta e a ação libertadora de Deus conduziu os catequistas à experiência do chamado profético para que inspirados nos profetas do Primeiro Testamento, sintam-se chamados a proposta de denúncia dos problemas da sociedade, de anúncio da esperança da vitória de Deus e construção do Reino, para o qual somos chamados a estar a serviço.




Após as vivências foi realizada a avaliação do módulo e a Santa Missa, presidida pelo padre José Eduardo. Os catequistas retornaram a sua missão na expectativa do próximo módulo, em maio, que terá como tema o Segundo Testamento.  




Um comentário: