Escola Bíblico-Catequética

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA (EBICAT)



Ola catequistas, alunos (turmas VI e VII) e ex-alunos (turmas I, II, III, IV e V) da EBICAT:

Nossa Escola Bíblico-Catequética (EBICAT) da diocese de São José do Rio Preto tem e-mail para contato, facilitando assim que os alunos recebam recados e tenham dúvidas esclarecidas! Vamos cadastrar a todos em breve! Para facilitar nosso trabalho, pedimos que nos enviem e-mail com seu nome completo, paróquia e a turma que pertence, assim, cadastramos seu e-mail em nosso e-mail! Obrigado!

email: ebicatsjrp@hotmail.com
_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA 2014

PROGRAMAÇÃO PARA 2014

MÓDULOS CENTRAIS
Acontecem de sexta-feira, a partir das 19h30, até domingo, ás 15h, na Casa do Clero (São José do Rio Preto)
Custo do módulo: R$ 60,00 por aluno

1. 21 a 23 de março: PRIMEIRO TESTAMENTO
Professor: Pe Marcelo Vieira da Silva

2. 23 a 25 de maio: SEGUNDO TESTAMENTO
 Professor: Pe Marcelo Vieira da Silva

3. 12 a 14 de setembro: LITURGIA E CATEQUESE
Professor: Pe Roberto Bocalete 

4. 28 e 30 de novembro: SACRAMENTOS E CATEQUESE
Celebração de conclusão com entrega dos certificados da VI Turma da EBICAT 




ORIENTAÇÕES DIVERSAS

QUEM PODE FAZER A EBICAT?
Nossa Escola Bíblico-Catequética pretende alcançar de forma concreta os catequistas de nossas comunidades, mas também está aberta aos agentes de outras pastorais  e pessoas ligadas à educação da fé que estão dispostas a crescer na dinâmica da experiência do Reino e no impulso da Evangelização.

QUANTO TEMPO DURA A EBICAT?
Nossa escola está articulada para dois anos completos, com módulo de aprofundamento para os alunos que concluírem esse processo. É importante aos catequistas se comprometerem com os dias da EBICAT, evitando faltas em algum dia ou no módulo todo. Para concluir a EBICAT, será preciso 90% de presença, assim, receberá certificado quem tiver feito pelo menos 07 módulos centrais e os dois módulos introdutórios. caso o aluno falte, poderá repor esse módulo quando a EBICAT oferecer novamente.

O QUE SERÁ PRECISO PARA AS AULAS?
Pedimos que os alunos tragam seu caderno, caneta, Bíblia, nos módulos específicos, algum documento como o Diretório Nacional de Catequese, Estudo 97 (Iniciação Cristã), Textos da 3 Semana Brasileira de Catequese, dentre outros. O material utilizado pelo(a) professor(a) será disponibilizado no site da diocese de São José do Rio Preto (bispado.org.br), na janela Catequese-EBICAT. Também, caso utilize algum texto em aula, será entregue aos alunos.

COMO ACONTECEM AS AULAS?
Cada professor é responsável pela metodologia: pode haver vídeos, aulas expositivas, momentos de grupos, momentos para perguntas. Isso dependerá da dinâmica escolhida pelo(a) professor(a) do módulo.

A EBICAT POR SER UMA ESCOLA, TEM ALGUM TRABALHO?
Sim. A EBICAT  tem um trabalho a ser feito a cada módulo e entregue no módulo seguinte. Essa atividade extra-curricular é fundamental para que o catequista aprofunde o tema apresentado nas aulas. É fundamental a entrega dos trabalho feitos pelos alunos.

HÁ LUGAR  PARA HOSPEDAGEM?
Na ficha de inscrição há um espaço para que o catequista esclareça se vai precisar pernoitar na Casa do Clero. Essa opção é prioritária para quem mora fora da cidade de São José de Rio Preto, no entanto, se restar vagas nos quartos, podemos abri-las aos demais alunos. Pedimos que não se esqueçam de trazer roupas de cama e banho, além de objetos pessoais.

O QUE PRECISO PARA FAZER MINHA INSCRIÇÃO?
A inscrição será feita sempre no módulo introdutório da EBICAT, que acontece em fevereiro. Aos alunos que já estão cursando a EBICAT não é necessário confirmar presença, mas aos novos alunos e também ex-alunos que quiserem fazer esse módulo é importante confirmar a presença no e-mail da EBICAT. Pedimos que os catequistas que fizerem a EBICAT sejam indicados pelo coordenador(a) da Pastoral Bíblico-Catequética paroquial e tenha aprovação do pároco. Acontecido o primeiro módulo da EBICAT, não acolhemos mais alunos, somente no próximo ano.
As Fichas de inscrição serão enviadas para as paróquias no início do ano, no entanto, podem ser pedidas também por  meio do e-mail da EBICAT: ebicatsjrp@hotmail.com, ou ainda pode ser baixada no site do bispado (bispado.org.br), no link Catequese-Ebicat.

COMO É FEITO O PAGAMENTO DA EBICAT
O pagamento de cada módulo será feito no próprio módulo para tesoureiras que serão indicadas no início da EBICAT. Para quem precisar de recibo (as Paróquias costumam pedir), estes serão entregues no decorrer da EBICAT aos que pedirem.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado q todos perseverem na missão q não é fácil. Parabéns.

    ResponderExcluir