quinta-feira, 27 de março de 2014

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA (EBICAT)

MÓDULO INTRODUTÓRIO - 22 DE FEVEREIRO DE 2014
INTRODUÇÃO CRÍTICA A SAGRADA ESCRITURA
PARÓQUIA MENINOS JESUS DE PRAGA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

No mês de fevereiro, na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Rio Preto, foram retomadas as atividades da EBICAT, Escola Bíblico-Catequética da diocese, que tem como finalidade cuidar da formação de nosso catequistas. Iniciamos a Escola com o módulo introdutório (que acontece no início de cada ano e somente no sábado), tendo como disciplina a Introdução crítica a Sagrada Escritura e o como professor padre Roberto Bocalete.





A EBICAT acolheu sua VII turma, que juntamente com a turma VI, que já está em seu segundo ano de formação, totalizou mais de 100 alunos. Pela manhã, aconteceu a aula do módulo: momento produtivo e bem participado pelos catequistas. Logo após o almoço, os catequistas foram conduzidos pela equipe diocesana da EBICAT para as vivências, momento em que se celebra o conteúdo dado pelo professor em forma de encontros catequéticos.





As vivências tiveram como tema O que é a Bíblia, que teve como objetivo apresentar de maneira introdutória à Sagrada Escritura, destacando a dimensão comunitária de sua composição, que recorda a experiência de fé de um povo, sua organização, divisão em testamentos e também um olhar geral sobre os livros que compõe a Bíblia. Foi um encontro para iniciar a pessoa no saboreio da Sagrada Escritura, por isso, precisa ser bem direcionado e alegre. 

Outra vivência destacou Como a Bíblia chegou até nós, ajudando os catequistas a compreenderem que a Palavra de Deus não caiu pronta do céu, mas passou por longo processo de elaboração e contou com a participação de inúmeras pessoas, inspiradas por Deus para contribuírem na transmissão oral, na fixação escrita, na interpretação, na tradução. É importante destacar que o fato de hoje lermos e meditarmos faz parte do processo, por isso, somos convidados a experiência frequente da leitura da Palavra.

A Terceira vivência trabalhou a autoridade, a inerrância e a inspiração Bíblica, vivenciando com os catequistas a dimensão da palavra divina que se revela ao humano, destacando a autoridade, a verdade e a inspiração na Bíblia a partir do desejo de salvação de Deus, que se revela ao homem para mostra-lhe o projeto de vida plena.




Agradecemos ao Pe Silvio Roberto e aos catequistas da Paróquia Menino Jesus de Praga pela acolhida, pelo carinho dedicado aos catequistas e por nos emprestar o excelente espaço da Paróquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário