quarta-feira, 8 de maio de 2013

JORNADA DA FÉ DOS CATEQUISTAS DO SUB-REGIONAL RPII 
05 DE MAIO - ENGENHEIRO BALDUÍNO
TEMA: A FÉ VIVIDA, CELEBRADA E PROFESSADA

No dia 05 de maio, das 08h às 16h, em Engenheiro Balduíno, capela da Paróquia Senhor Bom Jesus de Monte Aprazível, aconteceu a Jornada da fé dos catequistas das dioceses do Sub-regional RPII (Jales, Barretos, Catanduva e São José do Rio Preto), momento assumido pelo RPII  na Assembleia da Catequese do Regional Sul 1, no centro pastoral de Santa Fé, São Paulo) como compromisso de comunhão das dioceses no contexto do Ano da Fé.




O momento foi preparado em comunhão pelas quatro dioceses, que desde de julho de 2012 vinha organizando cada detalhe da Jornada, que reuniu 400 catequistas e teve ótima avaliação dos presentes. Iniciamos nossa manhã com o café, seguido da oração inicial, preparada pela Diocese de Catanduva: rezamos o Ofício divino, recordamos as atividades do RPII, agradecemos a Deus por seu imenso amor, meditamos a Palavra e nos motivamos para iniciar a Jornada.




Logo após a oração e apresentação da equipe de coordenação do RPII, que preparou a Jornada da fé, o seminarista Roberto Bocalete desenvolveu o tema "Celebrar a fé", destacando a importância de vivenciarmos o mistério de nossa fé na inteireza de nosso ser, refletindo o que é celebrar, quem celebra, onde celebramos, como celebramos e quando celebramos. Na conclusão do momento, os catequistas celebraram a Profissão de fé na Trindade, na Igreja, assumindo com alegria o ministério da Catequese para o qual fomos chamados: um momento forte de oração, com gestos, musicalidade, compromisso, que emocionou muitos dos catequistas presentes.
















Após o cafezinho, vivenciamos o  momento Mariano, preparado pela Diocese de Jales: acolhemos Maria, entronizou-se a Palavra, cantamos salmos, meditamos o texto da visitação do anjo a Maria, anunciando que ela seria a mãe do salvador, cantamos a ladainha de Nossa Senhora, o Magnificat, enfim, um profundo momento de carinho a Maria, nossa doce e singela mãe, tão importante no mistério da salvação.





No período da tarde, logo após o saboroso almoço preparado pela equipe de Engenheiro Balduino, Dom Edmilson, bispo da Diocese de Barretos, conduziu a reflexão com o tema "Conhecer e Professar a fé", destacando a importância do catequista consciente, maduro e preparado na transmissão da fé, pessoa que fala em nome da Igreja e deve testemunhar a fé com convicção e adesão.



A Jornada da fé teve sua conclusão com chave de ouro: Celebramos a Missa, presidida por Dom Edmilson, com muita alegria  e motivação. Durante a Celebração Eucarística meditamos a Palavra, fomos aspergidos e renovamos nossas promessas batismais, acendendo a vela no Círio Pascal. Os catequistas foram abençoados e enviados para anunciar as maravilhas de deus com sua vidas: celebrando, conhecendo, professando e testemunhando a fé com convicção!








Durante todo o dia contamos com a animação da Equipe de Música da Paróquia São Pedro de Ubarana e pela dedicação da liderança de Engenheiro Balduíno em nos servir bem, acolher as pessoas e nos apoiar nesse momento. Nossa gratidão a vocês que ajudaram a fazer da Jornada da fé um marcante momento de evangelização e motivação no contexto do Ano da Fé. Obrigado! Deus abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário