domingo, 26 de agosto de 2012

DIA NACIONAL DO CATEQUISTA
26 DE AGOSTO DE 2012
ENGENHEIRO BALDUÍNO


Celebramos hoje, em nível diocesano, o dia do catequista: educador para a fé, arauto do Evangelho, favorecedor da experiência pessoal com Jesus. Com grande alegria, motivação e participação de 800 catequistas, vivenciamos uma manhã de reflexão, oração e renovação de nosso sim ao chamado à catequese.

A abertura se deu com a oração, trazendo presente nossas atividades da Pastoral Bíblico-Catequética Diocesana nesse ano, como também cada catequista, catequizandos e suas comunidades. Rezamos e entregamos nossa vocação nas mãos de Deus para que nos ajudasse a entender a profundidade da vocação a que somos chamados: "Avencem para as águas mais profundas e sejam pescadores de homens e mulheres para o Reino de Jesus Cristo!".


Nosso tema, que foi mantido como surpresa para nossos catequistas, refletiu a vocação do catequista, chamado para amar, iluminar a realidade, aberto a ser moldado por Deus, para assim, despertar nos catequizandos o desejo de seguir Jesus. Em seguida, Roberto e Ir Rosângela, que conduziram toda a manhã,  trabalharam com os catequistas as maneiras de responder e alimentar ao chamado, comprometendo-se com o ministério da catequese: o catequista precisa SER pessoa de espiritualidade; SABER que para ser luz do mundo precisa conhecer muita da Palavra, de liturgia, Documentos e textos de nossa fé; SABER CONVIVER, desenvolvendo relações saudáveis no grupo de catequistas e catequizandos e SABER FAZER, como profeta catequista, pessoa de acolhida e de ternura, que inicia seus interlocutores na vida cristã.


A manhã, de muita oração, além de reflexão, foi concluída com uma homenagem feita aos catequistas, parabenizados pelo seu dia. Pe Jarbas, administrador diocesano, presidiu a missa de encerramento do momento, destacando a caminhada de nossa Pastoral Bíblico-Catequética nos últimos 50 anos, deixando claro que avançamos e ainda temos muito a fazer, sempre cheios com alegria e coragem de semear. Houve uma confraternização, um saboroso almoço preparado pela equipe da Comunidade Nossa Senhora das Graças, de Engenheiro Balduíno.


Agradecemos aos catequistas das diversas comunidades de nossa diocese pela presença, a Pastoral Bíblico-Catequética da região de Monte Aprazível que nos acolheu este ano, articulada pela coordenadora  regional Jocely;  ao Pe Francisco, que se colocou a disposição para que o evento acontecesse com grande organização; a comunidade de Engenheiro Balduíno que se mostrou acolhedora e feliz por acolher os catequistas de nossa diocese; aos padres, religiosas e seminaristas que por lá passaram. Agradecemos e parabenizamos Equipe da Pastoral Bíblico-Catequética Diocesana, que vem trabalhando muito para que nossa catequese seja verdadeiramente caminho para o Discipulado.




Parabéns catequistas! Obrigado pelo seu sim dado ao ministério da Catequese! Abraços...

2 comentários:

  1. Parabéns aos Catequetas Roberto e Ir. Rosângela por todo trabalho desenvolvido nesta Diocese, como também no nosso Sub-Regional.


    Márcia Cristina Ferreira
    Catequista
    Catanduva-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Márcia (Diocese de Catanduva) e Eliane (catequista de Icém) pelo carinho e pelas palavras de incentivo a Equipe Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética! Gratos e contamos com as orações de todos os nossos catequistas! Abraços

      Excluir