quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA (EBICAT)
MÓDULO CENTRAL DE ECLESIOLOGIA
CASA DO CLERO: DE 13 A 15 DE SETEMBRO DE 2013

MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE: ECLESIOLOGIA DAS COMUNIDADES PAULINAS

Estiveram reunidos, na Casa do Clero, cerca de 90 alunos (Turma V e Turma VI) da Escola Bíblico-Catequética da Diocese de São José do Rio Preto para o módulo central da Escola com o tema ECLESIOLOGIA e CATEQUESE. Iniciamos nossas atividades na sexta-feira, dia 13 de setembro, com o momento de espiritualidade, em que os catequistas fizeram a experiência de pertencer a uma das comunidades paulinas, conversar sobre seus conflitos e alegrias, meditar a eclesiologia da comunidade a partir de um texto bíblico. Depois houve uma reunião de comunidades em que foi partilhada a essência de cada comunidade paulina; depois as comunidades voltaram a se reunir, trouxeram presente a vidas das demais comunidade e rezaram juntas. Foi uma introdução ao módulo bem vivida pelos catequistas.




ORAÇÃO DA MANHÃ: IGREJA SACRAMENTO

No sábado, iniciamos nossa manhã com o café e em seguida fizemos nossa oração, meditando a importância de permanecermos unidos a Jesus para produzirmos frutos. Rezamos e meditamos a Igreja como sacramento de salvação, instrumento que nos conduz a Deus e local privilegiado da experiência de fé.




AULA DO MÓDULO: ECLESIOLOGIA

Durante todo sábado os catequistas tiveram a aula do módulo, sendo professores o Diácono Roberto e a Ir. Rosângela. No período da manhã foi refletida a essência, origem, fundamento e importância da Igreja; os paradigmas eclesiológicos; a Igreja sonhada por Jesus nos Evangelhos; a Igreja Primitiva; A eclesiologia paulina; e também as propriedades da Igreja una, santa, católica e apostólica, sendo concluída a manhã com a reflexão de algumas perguntas importantes de serem meditadas. No período da tarde, meditaram sobre o Concílio Vaticano II, Os CELAMs, com ênfase em Aparecida, meditando a eclesiologia do Lumem Gentium e a importância do sacramento do batismo na vida do cristão!





REUNIÃO DAS COORDENAÇÕES DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO SUB-REGIONAL RIBEIRÃO PRETO II

A reunião foi iniciada com a oração, fortalecendo o trabalho das coordenações diocesanas, animada mais uma vez a resposta para caminhar como discípulo e missionário. A formação foi assessorada pela Ir. Rosangela, que refletiu o “ver” do ministério do catequista, questionando, o que é ministério? Disse que os ministérios surgiram a partir das prioridades, de formarem pessoas, comunidades, sociedade... E que são instituídos a partir da formação destinada a tal necessidade. E diríamos que o ministério é dado a alguém que a comunidade confia para desenvolver tal atividade, seja como da Palavra, eucaristia, exéquias, celebrações... e é direcionada a jovens e adultos envolvidos com suas comunidades. Alertou também que devemos fazer acontecer uma Igreja ministerial que é ser sinal de Jesus Cristo no mundo, exercendo e vivenciando.
 Além das coordenações diocesanas tivemos nesta reunião a presença pela primeira vez do assessor da diocese de Catanduva Pe Marcelo, e também da diocese de São José do Rio Preto, Pe Zezinho. O símbolo do Ano da fé foi entregue pelos membros da diocese de Barretos à diocese de Jales, que ficará com ele até 23 de Novembro, para ser entregue a diocese de São José do Rio Preto.  As reuniões do Sub Regional RPII são sempre um encontro muito bom, de animação, caminhada em sintonia e partilha.



MOMENTO METODOLÓGICO: A CATEQUESE NA PASTORAL ORGÂNICA

Na noite do sábado, como de costume, foi trabalhado o momento metodológico, tendo como referência um texto de Terezinha Cruz, que trabalha a catequese na Pastoral Orgânica, destacando que sua meta, objetivo e local é formar para a comunidade, sendo a catequese um instrumento para uma eclesiologia de unidade, de comunhão e participação, testemunho e discipulado.



VIVÊNCIAS DO MÓDULO

No domingo, pela manhã, tivemos a experiência das vivências, que trabalharam a catequese na construção da eclesiologia, como ministério de iniciação à vida cristã; a eclesiologia da Igreja Primitiva e a eclesiologia do Concílio Vaticano II e Documento de Aparecida.

HISTÓRIA DA CATEQUESE: DO CATECUMENATO A INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

A vivência teve como objetivo favorecer aos catequistas um momento de reflexão e vivência do processo histórico da Catequese e destacar que, fazendo parte da história hoje, somos convidados a nos sintonizar com a Igreja e fazer com que a inspiração catecumenal permeie nossa ação catequética, formando assim, verdadeiros discípulos.





IGREJA PRIMITIVA: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS E IDENTIDADE CRISTÃ

O objetivo da vivência foi o de favorecer aos catequistas uma reflexão sobre as Primeiras comunidades, destacando suas características e o processo de construção da identidade cristã. Juntamente com a reflexão, evidenciar momentos vivenciais de oração, ensinamento e comunhão fraterna, orientando os interlocutores a “retornar as fontes” para que no cotidiano assimilem características tão importantes da Igreja Primitiva.





IGREJA DO DISCIPULADO E DA MISSIONARIEDADE

Com esta vivência, os catequistas compreenderam de modo experiência que a Igreja que nasce do batismo como sinal de adesão e pertença a Deus, se fundamenta no envio de Jesus Cristo para ser discípulo e missionário, e age de forma comprometida e ministerial na ação do Povo de Deus. Foi destacado nessa vivência a Igreja discipula-missionária de nosso tempo, que é fruto do desejo de Jesus Cristo de que testemunhemos com a própria vida nossa experiência de fé e amor, formando outros discípulos...







CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

Logo após as vivências, celebramos a Missa presidida pelo assessor diocesano da Pastoral Bíblico-Catequética, padre Zezinho, que esteve presente no sábado, o dia todo na Escola e também almoçou com os catequistas no domingo. Concluímos o módulo com a avaliação e a oração final!




Nenhum comentário:

Postar um comentário