segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO DE VOTUPORANGA

ENCONTRO DE FORMAÇÃO REGIONAL PARA CATEQUISTAS
22 DE SETEMBRO, AMÉRICO DE CAMPOS
TEMA: SACROSANCTUM CONCILIUM

Neste último domingo, das 07h30 às 11h, estiveram reunidos os catequistas da região pastoral de Votuporanga para mais um momento formativo, cujo tema foi "A Sagrada Liturgia", um dos documentos do Concílio Vaticano II. A manhã foi assessorada pelo Diácono Roberto Bocalete, que trabalho o tema destacando a PARTICIPAÇÃO  na Liturgia, a importância da dimensão mistagógica e a centralidade do mistério pascal proposta pela Sacrosanctum Concilium.

"“É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem àquela plena, consciente e ativa participação nas celebrações litúrgicas que a própria natureza da Liturgia exige e que é, por força do Batismo, um direito e um dever do povo cristão, ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido’ (1 Ped. 2,9; cfr. 2, 4-5). Na reforma e incremento da sagrada Liturgia, deve dar-se a maior atenção a esta plena e ativa participação de todo o povo” (SC 14).


 


A manhã foi saborosa e produtiva, com participação dos catequistas, que rezaram, partilharam suas dúvidas, foram bem acolhidos pelos catequistas da Paróquia de Cosmorama, que preparam um café e lanchinho aos presentes.
___________________________________________________________________________

ENCONTRÃO DOS CRISMANDOS
01 DE SETEMBRO, VOTUPORANGA, PARÓQUIA SANTA LUZIA
TEMA: A VOCAÇÃO AOS DISCIPULADO

No início do mês de setembro, aconteceu na paróquia Santa Luzia, em Votuporanga, o encontro com os crismandos de primeira e segunda etapa da cidade de Votuporanga. Cerca de 400 crismandos estiveram presentes e meditaram sobre nossa vocação aos discipulado, tema do encontrão.



Iniciamos a manhã com o café, seguido da oração. O tema foi refletido pelo diácono Roberto Bocalete, que com a dinâmica do abrir os olhos, os ouvidos, a boca e desatar o que nos amarra a as mãos, explicou para os crismandos o caminho para ser discipulo: O termo discipulado designa a dinâmica processual e transformadora que abarca todas as dimensões da realidade humana e todo o arco da existência, com o objetivo de assimilar os ensinamentos de Jesus e tornar-se semelhante a ele, dando continuidade seu projeto. O discipulado expressa a relação vital entre a pessoa do discípulo e o mestre Jesus.





Depois da reflexão, os crismandos foram divididos em grupos e fizeram a experiência da vivência com o tema do discipulado, que tinha como objetivo favorecer a experiência do discipulado autêntico, partindo da necessidade de sempre nos colocarmos a caminho, buscando o brilho da existência em Deus, mesmo quando ficamos cegos em alguns momentos de nossa vida. Para isso, foi destacada a pessoa de Jesus e seu projeto de “dar visão” como proposta para cada um dos presentes.



















O encontro também contou com a presença da Pastoral Vocacional regional, que fez um momento de reflexão, colocando-se disponíveis para contribuir no discernimento vocacional de nossos futuros crismados. Foi uma manhã fecunda, bem avaliada, que contou com o envolvimento de diversos catequistas, equipe de música, com a presença de alguns padres e diáconos, seminarista e muita alegria dos crismandos presentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário