terça-feira, 8 de outubro de 2013

REUNIÃO DOS COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE NHANDEARA
05 DE OUTUBRO - NHANDEARA

Aconteceu no dia 05 de outubro, às 14h, na cidade de Nhandeara a reunião com os catequistas coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da região de Nhandeara . Tivemos 100% de presença, a saber: paroquia de Nhandeara , paroquia de Magda, paroquia de Sebastianópolis, paroquia de Gastão Vidigal e paroquia de Floreal. Contamos também com presença do padre Marcos - coordenador da região pastoral, padre Leandro (responsável pela catequese na região), as catequista Vanilda e Rosi Cle,  da equipe diocesana.



A reunião começou com a invocação do Espírito Santo, as boas vindas do padre Marcos e a apresentação dos catequistas.  Foi apresentado pe Zezinho como assessor diocesano e o pe Leandro como assessor regional da Pastoral Bíblico-Catequética.

A reunião teve como pauta e temas centrais:
1 - O blog da Pastoral Bíblico-Catequética diocesana
2 - A participação dos catequistas da região na EBICAT
3 – Implantação da Semana Catequética para região de Nhandeara (ficando como opção  - quarta, quinta e sexta, as 19h30, em Nhandeara)
4 - Reuniões periódicas com coordenadores paroquiais, sendo assessoradas pelo pe Leandro
5 – Escolha de um catequista representando a região pastoral na equipe diocesana: João de Godoy de Sebastianópolis do Sul.


As propostas foram acatadas em unanimidade e aceitas pelos catequistas presentes. Encerramos a reunião com as orações finais, a benção e já saíram com uma data definida em novembro para reunião de planejando de 2014 para região.
 __________________________________________________________________________

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE BURITAMA
06 DE OUTUBRO – NOVA LUZITÂNIA
TEMA: MINISTÉRIO DO CATEQUISTA

Dia 6 de Outubro aconteceu na Região Pastoral de Buritama o encontro de formação para catequistas na cidade de Nova Lusitânia. Iniciamos com a Santa Missa celebrada pelo Pe Silvio, e depois a formação com as catequistas Rosi Cle e Vanilda Silveira, da equipe diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética. Houve uma boa participação dos catequistas.



Ninguém nasce catequista, tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão e da preparação adequada, na consciência de serem enviados e comprometidos com a educação da fé. O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado e para isso, é importante que desenvolva as dimensões do ser, saber, saber fazer e conviver em comunidade.

Dentro do SER destaca as qualidades que o catequista necessita; no SABER, foi colocado a eles todo material onde buscar o entendimento, a sabedoria. No SABER FAZER, destacamos a forma em que é desempenhado o trabalho. E no CONVIVER, o central está no relacionamento de modo geral, com todos e em todos os ambientes.




São muitas as formas de chamado que a pessoa recebe durante a sua vida, entre estas, destaca-se o da catequese.  Portanto, o catequista é sujeito ativo da ação evangelizadora, é formador de discípulos, é pedagogo, porque conduz os interlocutores na educação para a fé; e é mistagogo, porque inicia nos mistérios divinos.

O Papa João Paulo II nos diz que: A Catequese é uma "tarefa verdadeiramente primordial da missão da Igreja. Que ela é convidada a consagrar à catequese os seus melhores recursos de pessoal e de energias, sem poupar esforços, trabalhos e meios materiais, a fim de organizar melhor e de formar para a mesma, pessoas qualificadas". (Ct, 15)


_____________________________________________________________________

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE MONTE APRAZÍVEL
06 DE OUTUBRO - PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – MONTE APRAZÍVEL
TEMA: CREIO EM JESUS CRISTO – II PARTE

No último domingo, das 08h às 11h, estiveram reunidos os catequistas da região pastoral de Monte Aprazível para mais uma formação regional. O tema de estudo foi a Profissão de fé: Creio em Jesus Cristo e o assessor o Diácono Roberto Bocalete.

A reflexão central da manhã de estudo foi sobre a morte de Jesus, o sentido da cruz, o julgamento, o testamento deixado pelo Mestre. Foi uma manhã saborosa, com oportunidade para tirar dúvidas e também esclarecer pontos centrais de nossa fé.


 ________________________________________________________________________

ENCONTRO DOS CATEQUIZANDOS DA ETAPA DE EVANGELIZAÇÃO – PRÉ CATEQUESE DA CIDADE DE VOTUPORANGA - 06 DE OUTUBRO
TEMA: AS SEMENTES DO REINO

Ainda no domingo, na cidade de Votuporanga, aconteceu o “Encontrão dos catequizandos da Pré-catequese” de toda cidade, que reunidos para uma manhã de reflexão e oração, meditaram sobre as sementes do Reino, as parábolas que Jesus nos ensina o sentido e a dinâmica do Reino de Deus.

Várias reuniões aconteceram para a manhã pudesse ser fecunda e bem desenvolvida. Além da oração inicial, da animação e da história da semente, os catequizandos foram divididos em grupos, por idade, para conhecerem, na metodologia de vivência, as parábolas da semente: foram trabalhadas  as parábolas do grão de mostarda (catequizandos até  06 anos);  do joio e do trigo (catequizandos de 07 e 08 anos); do semeador (catequizandos de 09 e 10 anos).

Conforme testemunho dos catequistas presentes, foi uma manhã tranquila e bem participada. Vários catequistas estiveram presentes para que o momento pudesse ser um grande sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário