sábado, 9 de fevereiro de 2013

I SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE MIRASSOL
04 A 06 DE FEVEREIRO - PARÓQUIA SÃO PEDRO - MIRASSOL

Dos dias 04 a 06 de fevereiro, aconteceu a I Semana Catequética da região pastoral de Mirassol: uma alegria para nossa Catequese Diocesana irmos até mais uma região para anunciar os projetos realizados em nossa diocese.


A Semana Catequética contou com a participação de 90 catequistas por noite e foi muito bem avaliada por nossa coordenadora diocesana, Ir Rosângela, que assessorou dois dos três dias de reflexão e oração. Na segunda-feira, a Ir Maria José presidiu o ofício divino das comunidades e o tema desenvolvido foi a O processo de iniciação à vida cristã: natureza, finalidade, tempos e etapas, em que foi destacado o cuidado em iniciar as pessoas na fé, a importância de, a exemplo do Bom Pastor, conduzir os interlocutores ao mistério com zelo e dedicação, o anúncio do querigma e a importância da preparação do ambiente do encontro de catequese para que seja iniciático.

 



Na terça-feira, a irmã Rosângela aprofundou o tema do Querigma, anúncio fundamental da pessoa de Jesus, o primeiro tempo no processo de iniciação cristã, que conduz a experiência do encontro pessoal, orientado os catequistas na metodologia querigmática nos encontros de Catequese. A coordenadora da região pastoral de Mirassol, Sulei Levorato, que divulgou com empenho a Semana e também acolheu com muita alegria os catequistas, motivou os presentes e demonstrou grande zelo pelo trabalho regional na catequese. Outro motivo de alegria foi a acolhida calorosa do Pe Mário, pároco da paróquia São Pedro, que sediou a Semana e a presença de outros padres durante os dias de reflexão.


Na quarta-feira, 06 de fevereiro, a Equipe Diocesana da EBICAT aplicou uma vivência querigmática, com o texto da Pecadora, destacando elementos simbólicos  gestuais e musicais como forma de desenvolver um encontro de catequese querigmático. Acompanhando a estrutura das demais Semanas Catequéticas de nossa diocese, no próximo ano a região de Mirassol irá aprofundar o segundo tempo do processo de iniciação, o tempo do catecumenato, o tempo da catequese propriamente dito. 




Parabenizamos a organização e a adesão dos catequistas nessa I Semana catequética da região de Mirassol. Que venham outras tantas semanas...

Um comentário: