quinta-feira, 7 de março de 2013

DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

Fazendo parte da história dos 60 anos da CNBB, desde o início, nossa Comissão deseja participar desta celebração fazendo também a sua memória:

 Assim como as outras, a catequese era considerada uma das seis linhas de ação evangelizadora que mais tarde passaram a ser chamadas de dimensões. Ao crescer, porém, a consciência de que a Palavra de Deus é a grande fonte da catequese, foi assumida a nomenclatura de Dimensão Bíblico-Catequética. E por ocasião da aprovação do novo Estatuto da CNBB em sua 39ª Assembleia Geral (2000), passa a ser chamada como hoje a conhecemos: Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.

Na medida em que se ampliava a compreensão da finalidade da Comissão, também seus objetivos foram crescendo. No início, sua preocupação era de promover e impulsionar a renovação da mentalidade catequética, apelo feito pelo Concílio Vaticano II. E também procurava orientar o planejamento e a realização da atividade catequética nos diversos regionais e dioceses, coordenando as iniciativas catequéticas da Igreja do Brasil.

Diante da crescente percepção de que a Palavra de Deus deve ocupar o principal espaço entre os conteúdos da catequese, consolidou-se rapidamente o casamento entre Bíblia e Catequese. Junto com isso, surgiram novos métodos que integram e valorizam a liturgia, a experiência, a realidade e a vida comunitária como terrenos férteis onde a Palavra de Deus germina, cresce e frutifica, sendo assim conteúdos catequéticos. Tudo isso levou a alargar o conceito de catequese que passou a assumir o caráter de Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração catecumenal, experiência que nasceu nos inícios da Igreja e foi retomada pelo último Concílio.

A partir do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na Vida da Igreja (2010), surge o desafio da animação bíblica  de toda a pastoral. Com isso se alarga mais ainda a missão da Comissão que agora é chamada a articular e estimular a atividade catequética em sintonia com as demais pastorais, através da Leitura Orante da Bíblia e outros meios que tornem a Palavra de Deus a alma de toda a ação evangelizadora da Igreja.

Para realizar esta missão a Comissão é formada atualmente pelos bispos: D. Jacinto Bergmann, D. José Antônio Peruzzo e D. Paulo Mendes Peixoto, e como assessor: Pe. Décio José Walker. Conta também com a colaboração dos bispos referenciais dos Regionais, as coordenações Bíblico-Catequéticas dos Regionais, um Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT), uma equipe executiva nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência e uma equipe executiva nacional de Catequese Indígena.

Além dos serviços prestados como articulação e assessoria, há uma grande preocupação com a formação de catequistas e outros agentes, através das Escolas Bíblico-Catequéticas e subsídios. Entre muitos produzidos nestes anos, queremos apenas destacar  o Doc. 26: Catequese Renovada; o Estudos 97: Inicação à Vida Cristã – Um Processo de Inspiração Catecumenal;  o Doc. 97: Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja, aprovado pela última Assembleia Geral em abril desse ano; e o precioso Diretório Nacional da Catequese.

De fundamental importância para a caminhada desses 60 anos foi a realização de momentos significativos como: congressos nacionais e regionais, simpósios, seminários, a manutenção de um Blog e outras modalidades de articulação e animação. Não podemos deixar de destacar entre esses a 1ª, 2ª e 3ª Semanas Brasileiras de Catequese e o 1º Congresso de Animação Bíblica da Pastoral, que ajudaram a consolidar uma reflexão e uma prática de  catequese e formação bíblica que fazem avançar sempre  por caminhos novos para os tempos atuais.

É momento de agradecer a todas as pessoas que ofereceram muito de suas vidas e de seus dons para que o processo catequético  de educação da fé levasse a Igreja do Brasil pelo caminho do discipulado a partir da  experiência com a Pessoa de Jesus Cristo. Gratidão especial a todos os bispos que passaram por essa Comissão, seus assessores e membros dos grupos acima citados que ajudam a enfrentar todos os desafios que a história nos apresenta.


Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas/RS    
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética


Pe. Décio José Walker
Assessor da Comissão

FONTE: site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário