quinta-feira, 14 de março de 2013

II SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE MONTE APRAZÍVEL
11 A 13 DE MARÇO DE 2013
TEMA: OS PASSOS METODOLÓGICOS DO ENCONTRO DE CATEQUESE

Nessa semana, na paróquia Senhor Bom Jesus, em Monte Aprazível, estiveram reunidos cerca de 50 catequistas para a II Semana Catequética da região pastoral, com o tema "Os passos metodológicos do encontro de catequese: VER - ILUMINAR - CELEBRAR- AGIR". A Semana catequética de Monte Aprazível foi a sexta semana de formação para catequistas de nossa diocese, que atingiu nove (09) das doze regiões pastorais, totalizando a participação de 700 catequistas.


O primeiro dia refletimos o que é o encontro, experiência pessoal com Jesus, a catequese, os problemas metodológicos que tornam o encontro de catequese fadado ao fracasso e aprofundamos o momento do VER no encontro, destacando os passos e as estratégias para conduzir esse momento. A Acolhida, a exposição do tema e do objetivo, a recordação da vida (apoiada em recortes d ejornais, palavras, símbolos) e a opinião dos interlocutores sobre o tema proposto foram os recursos pedagógicos indicados pelo seminarista Roberto na abertura da Semana. Para concluir, fizemos juntos um momento do VER com a vivência da cura do homem de mão seca.




Na terça-feira, com a assessoria da Ir Rosângela, foi aprofundado o momento do ILUMINAR no encontro de catequese, o momento do saber, que se inicia com a proclamação do texto bíblico, o aprofundamento do texto e o momento de esclarecimento doutrinal. Foram trabalhadas as dicas metodológicas de como realizar o momento do iluminar no encontro, dando luzes ao que foi apresentado  no VER e ajudando os interlocutores a amadurecem seu projeto de vida a partir do projeto de Deus.




No terceiro dia, iniciamos a noite realizando um momento do iluminar, fazendo com os catequistas o aprofundamento do texto de Lucas 6,6-11, da cura do homem de mão seca, sugerindo perguntas a serem feitas, estratégias para conduzir este passo do encontro.




Os catequistas foram orientados quanto ao momento do CELEBRAR  no encontro e também do AGIR, destacando a dimensão celebrativa do encontro e o gesto concreto existencial que deve brotar do contato com a Palavra. Fizemos juntos um momento celebrativo da vivência da cura do homem de mão seca: rezamos com o refrão "Ó Cristo amado Senhor", nos colocando na presença de Jesus, tiramos as correntes que envolvem a Palavra, quando anunciada para escravizar, fizemos o momento da benção utilizando as mãos, símbolo restaurado na vivência e ainda foi dado o abraço da paz.








Demos as orientações do AGIR a partir desse encontro e os recados para os catequistas presentes dos momentos diocesanos e regionais. A Semana foi bem vivenciada e saboreada pelos catequistas presentes, que saíram motivados para o trabalho catequético nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário