quarta-feira, 6 de março de 2013

III SEMANA CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE BURITAMA
04 A 06 DE MARÇO

Esta acontecendo na região pastoral de Buritama, com a presença de 60 catequistas, a III Semana Catequética, com o tema referente ao Tempo da Catequese no processo de iniciação à vida cristã.


Na segunda-feira, a Ir Rosângela refletiu o tema A Catequese e a Iniciação cristã e a pessoa do catequista, dialogando com os catequistas presentes sobre o que é catequese, processo iniciático, mistagogia, catecumenato, estilo catecumenal, destacando a missão do catequista como favorecedor da experiência de fé, superando a escolarização muito forte ainda em nosso processo de educação para a fé.




Na terça-feira, o seminarista Roberto Bocalete trabalhou com os catequistas o tema O Encontro de catequese para a iniciação à vida cristã, esclarecendo o que é encontro, experiência, catequese, problema metodológicos que precisam ser superados pelos catequistas no momento do encontro, as dimensões do encontro e passos metodológicos de como prepará-lo, orientando a metodologia do VER, ILUMINAR, CELEBRAR E AGIR. Foi um momento de diálogo em que os catequistas também fizeram perguntas e tiveram muitas dicas para pensar o encontro de catequese.



Hoje, na quarta-feira, os catequistas irão participar de uma das vivências aplicadas na EBICAT, sobre o tempo da catequese, com a Oração e entrega do Pai Nosso. Como estamos vivenciando a terceira semana catequética da região, já é possível perceber a preocupação dos catequistas com o processo de iniciação cristã e uma catequese mistagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário