segunda-feira, 11 de março de 2013

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA (EBICAT) - 08 a 10 DE MARÇO
CASA DO CLERO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
MÓDULO DE METODOLOGIA CATEQUÉTICA

Dos dias 08 a 10 de março, cerca de 90 catequistas estiveram reunidos para o primeiro módulo central da EBICAT-2013, em São José do Rio Preto, na Casa do Clero. O módulo teve como tema a Metodologia Catequética e a professora foi a Ir Rosângela Aparecida Fontoura, especialista em Catequética e coordenadora diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética.


SEXTA-FEIRA - MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE
A EBICAT, que tem seu início na sexta-feira com o momento de espiritualidade, este módulo também contou com a acolhida dos novos alunos da VI turma da Escola, e a participação dos alunos da Turma V que fazem o segundo ano. Ir Rosângela conduziu o momento, dividindo os catequistas em 06 grupos para que pudessem apontar qualidades da pessoa do catequista nos âmbitos da formação: SER, SABER, SABER FAZER e CONVIVER. Os catequistas fizeram seus bonecos, partilharam ideias e sugestões e ainda rezaram juntos.







SÁBADO - ORAÇÃO DA MANHÃ
No sábado, dia 09 de março, iniciaram-se as atividades com a oração da manhã, momento de silêncio e meditação, em que dentro do contexto quaresmal, refletiu-se o texto do Filho Pródigo, houve o momento das preces, de rezarmos uns pelos outros e ainda abençoarmos o nosso amigo catequista.






AULAS DO MÓDULO - METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Durante o sábado os catequistas tiveram aula do módulo, que trabalhou a pessoa do catequista, o processo de iniciação à vida cristã, a inspiração catecumenal, o encontro de catequese. Durante todo o dia houve momento de grupos, motivação, dinâmicas e ainda, no período da noite, os catequistas assistiram a um filme, como indicações referentes ao módulo.





DOMINGO - VIVÊNCIAS DO MÓDULO DE METODOLOGIA CATEQUÉTICA
No domingo, às 08h, iniciamos a aplicação das vivências do módulo, momento em que os catequistas vivenciam o conteúdo do módulo com a equipe diocesana da EBICAT. As vivências trabalharam três tempos do catecumenato (Catequese, Iluminação e Mistagogia), foram desenvolvidas conforme a metodologia dos encontros de catequese (Ver- Iluminar-Celebrar-Agir), demonstrando como seriam os ambientes do encontro, a dimensão simbólica, ritual e gestual e ainda a maneira do catequista de conduzir o encontro celebrativo.

VIVÊNCIA DO TEMPO DA CATEQUESE - ORAÇÃO DO PAI NOSSO



VIVÊNCIA DO TEMPO DA ILUMINAÇÃO - RESSUSCITAÇÃO DE LÁZARO




VIVÊNCIA DO TEMPO DA MISTAGOGIA - NICODEMOS



CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Depois das vivências, celebramos a Santa Missa, presidida pelo coordenador diocesano de pastoral Pe Natal, que acolheu com grande alegria os catequistas presentes, fez um saboroso momento de homilia e nos conduziu a experiência da Palavra e da Eucaristia como um mistagogo.




Logo após a Missa, almoçamos e houve a avaliação do módulo: os catequistas gostaram do momento, saíram motivados e cheios de alegria pelo momento vivenciado. A cada ano recebemos uma turma nova; a Turma VI foi acolhida este ano com muita alegria e queremos deixar registrado a presença desses 60 novos catequistas na EBICAT. Sejam bem vindos alunos da Turma VI, continuem com essa alegria... Abraços de toda Equipe diocesana da EBICAT!


Nenhum comentário:

Postar um comentário