ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE MONTE APRAZÍVEL
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - MONTE APRAZÍVEL
TEMA: CELEBRAÇÕES DOS TEMPOS NO RICA
28 DE OUTUBRO DE 2012
Neste domingo, das 08h às 11h30, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, estiveram reunidos para mais um curso de formação, os catequistas da região pastoral de Monte Aprazível. Durante o ano, além da Semana Catequética, houve ainda quatro momentos formações, refletindo a Animação Bíblica da Pastoral, a Dei Verbum e a Verbum Domini, e no segundo semestre foram realizados os laboratórios das celebrações das ETAPAS e também dos TEMPOS do RICA.
Iniciamos nossa formação com a oração inicial, destacando o Evangelho deste domingo e fomos convidados a experiência de nos colocar como discípulos de Jesus necessitados de um processo iniciático: rezamos juntos pelos catequistas, catequizandos, pelo projeto de vida de cada cristãos, para que o Ano da fé desperte nas pessoas a consciência da importância de uma profissão de fé profunda, celebrada, vivenciada e comunitária.
Terminado o momento da oração, o seminarista Roberto Bocalete, que acompanha há dois anos o processo de formação da região de Monte Aprazível, apresentou as celebrações dentro dos TEMPOS do RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos), destacando as celebrações do TEMPO do Catecumenato (Catequese) e o rito de Preparação Imediata que acontece no Sábado Santo, direcionado aos eleitos aos sacramentos de iniciação cristã na Vigília Pascal. Os catequistas foram divididos em três grupos para preparação dos laboratórios: conversaram, refletiram, tiraram dúvidas, prepararam as celebrações e fizeram os laboratórios com muita habilidade, de maneira profunda, com momentos ricos de bençãos, reflexões da Palavra bem elaboradas, mostrando o quanto estão envolvidos no processo de Iniciação à vida cristã.
Celebração de entrega da Profissão de Fé (Creio)
Celebração de entrega da Oração do Senhor (Pai Nosso)
Celebração de Preparação Imediata (Sábado Santo)
Das celebrações, não poderia deixar de ser destacada a tranquilidade dos catequistas para presidir o momento celebrativo, o cuidado com a Proclamação e a partilha da Palavra, a acolhida aos catecúmenos, o momento de benção favorecido pelo grupo da entrega do Pai Nosso, o acréscimo de momentos orantes e silenciosos propostos pelos catequistas nas celebrações e a experiência de ritos como do Éfeta, da escolha do nome cristão. Ao terminarmos os laboratórios, conversamos sobre o calendário do próximo ano, combinando a Semana Catequética e os encontros de formação durante o ano, e tiramos a foto com todos os catequistas presentes. Sem dúvida alguma, concluímos esse ano de formação com muita motivação e entusiasmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário