domingo, 9 de setembro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE JOSÉ BONIFÁCIO
NOVA ALIANÇA, 08 DE SETEMBRO DE 2012


Estivemos reunidos no dia 08 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Nova Aliança, das 14h às 17h,  para mais um momento formativo para os catequistas da região pastoral de José Bonifácio. A região pastoral conta com quatro formações regionais por ano para catequistas, além do tríduo catequético em fevereiro e a reunião mensal de formação para os coordenadores paroquiais.



Coordenada pela catequista Giselle Cristine, que representa a região na Pastoral Bíblico-Catequética Diocesana e assessorada pelo seminarista Roberto Bocalete, a região de José Bonifácio caminha com formações permanentes há quatro anos, com a participação ativa de todas as paroquias e presença de muitos catequistas, que animados, exercem seu ministério com grande alegria.

Dentro do processo de formações da região pastoral, os catequistas já aprofundaram o Estudo 97 (Iniciação à vida cristã); estudaram a metodologia e os agentes de cada tempo do catecumenato (Pré-catecumenato e querigma; Catequese; Iluminação e Mistagogia); os sacramentos de iniciação cristã e a reconciliação, a pessoa do catequista para a iniciar na fé; o ser, o saber e o saber fazer dos catequistas; o encontro catequético iniciático; como rezar na modalidade da leitura orante da Bíblia; fizeram vivências e este ano já estudaram a Animação Bíblica da Pastoral e a Verbum Domini.


No encontro de formação vivenciado hoje, os catequistas conheceram as etapas do RICA, estudaram as celebrações e fizeram o laboratório litúrgico dessas etapas do RICA e de um dos escrutínios: a propostas é que os catequistas conheçam o processo em detalhes, para que seja realizado com eficácia e consciência nas comunidades.Cada grupo preparou sua celebração com grande envolvimento e aprendemos muito, observando os detalhes e corrigindo os erros em cada um dos momentos.


Hoje, a região pastoral de José Bonifácio é presente em todas as atividades diocesanas da Pastoral Bíblico-Catequética, tem participantes de todas as comunidades na Escola Bíblico-Catequética, a maioria das comunidades já tem as salas de catequese adaptadas para o estilo catecumenal, com catequese celebrativa. É uma região animada,  com coordenadores paroquiais comprometidos e animados, com catequistas que caminham com o projeto diocesano. Abraços a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário