domingo, 2 de setembro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS NA REGIÃO PASTORAL DE MONTE APRAZÍVEL


A região de Monte Aprazível, há dois anos, vem aprofundando o processo de Iniciação à vida Cristã com momentos de formação, tríduo catequético, encontros regionais, com acompanhamento e ajuda do seminarista Roberto Bocalete. Desde o início deste projeto de aprofundamento da 3 Semana Brasileira de Catequese, do Estudo 97 e do RICA (Ritual de Iniciação Cristã para Adultos), os catequistas da região pastoral tem dado respostas muito positivas a caminhada regional, fazendo-se presentes muitas das paróquias nos momento formativos.


No ano passado (2011), coordenada pela catequista Rosicler Bote Oliveira, a região conseguiu estudar todo processo de iniciação à vida cristã, com seus tempos,  os responsáveis de cada tempo, a metodologia e a característica do pré-catecumenato, do catecumenato, da iluminação e da mistagogia; estudaram o material do VII SULÃO de Catequese e ainda puderam experimentar vivências aplicadas na EBICAT, tendo presente a equipe que apoia a Escola Bíblico-Catequética Diocesana. 

Neste ano (2012), coordenada pela catequista Jocely Ribon, a região celebrou o tríduo que teve como tema o catequista e o encontro de catequese para iniciação à vida cristã. No primeiro semestre aprofundamos a animação Bíblica da Pastoral e Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini. A região se organizou e acolheu na Capela Nossa Senhora das Graças, de Engenheiro Balduíno, a celebração do Dia Nacional dos catequistas, momento forte e de grande motivação diocesana.


Hoje, dia 02 de setembro, das 08h às 11h, foi realizado, na Paróquia de Neves Paulista mais um  encontro, agora, estudando as etapas do RICA e os escrutínios. Iniciamos com uma oração bem preparada pelos catequistas de Neves Paulista, em seguida, conhecemos as celebrações das Etapas do RICA e os catequistas, divididos em grupos, fizeram oficinas das celebrações, laboratórios de como elas deve acontecer nas comunidades, observando os detalhes e a riqueza presente no rito.

 Foi um momento muito bom, com a participação e o envolvimento dos catequistas, que mostraram, com o desenvolvimento da oficina, que estão compreendendo muito bem o que a Igreja nos pede hoje no que se refere a iniciação à vida cristã. Momento forte e bem vivenciado! Parabéns aos catequistas que lá estiveram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário