sábado, 27 de outubro de 2012


CURSO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS DA REGIÃO PASTORAL DE JOSÉ BONIFÁCIO
PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA E SANTOS REIS - JOSÉ BONIFÁCIO
TEMA: CELEBRAÇÕES DOS TEMPOS NO RICA
27 DE OUTUBRO DE 2012

Com grande alegria e motivação, concluímos neste sábado, 27 de outubro, das 14h às 17h, na paróquia Sagrada Família e Santos Reis, o projeto de formações para catequistas da região pastoral de José Bonifácio. Durante o ano, além da Semana Catequética, em fevereiro, tivemos quatro momentos formações, em locais diferentes e com temas escolhidos pelo grupo de coordenadores das 07 paróquias que pertencem a região pastoral. Neste ano refletimos a Animação Bíblica da Pastoral, a Dei Verbum e a Verbum Domini, preparamos um encontro de catequese juntos e no segundo semestre fizemos os laboratórios das celebrações das ETAPAS e também dos TEMPOS do RICA.

Nossa formação começou com uma bonita celebração, acolhendo o Círio Pascal, destacando o Evangelho deste domingo, a cura do cego de Jericó, no contexto do Ano da Fé, fazendo memória de nosso batismo com a renovação do acolhimento da luz: " Irmãos e irmãs, no dia de nosso Batismo recebemos a Vela Batismal, acesa no Círio Pascal. Desse modo, acolhíamos a luz de Jesus em nós, através do dom da fé. Por isso, renovemos agora nosso compromisso de acolher a Luz de Cristo, para que sejamos libertados de todas as cegueiras".

Padre Rivaldo, que acolheu com grande carinho os catequistas da região, conduziu o momento do compromisso e nos convidou a rezar com ele:  Senhor Jesus, que sois a “luz da luz”,  que sois a fonte da luz que ilumina nossa vida, diante de vossa bondade imensa,  tirai de nossos olhos toda a escuridão e cegueira e concedei-nos a graça de viver iluminados pela vossa luz.Amém!


Em seguida, o seminarista Roberto apresentou as celebrações do Tempo da Catequese (2 tempo) e também a celebração de preparação imediata para o Sábado Santo, a ser feita com eleitos que receberão os sacramentos de iniciação cristã na Vigília Pascal. Os catequistas foram divididos em três grupos e prepararam as celebrações, em forma de laboratório litúrgico, para ser partilhada com os demais! 

Os grupos se dividiram, estudaram as celebrações, prepararam o momento que seria vivenciado em grupo, e seguiu-se o momento das celebrações, destacando que dessa vez o grupo de catequistas também preparou momentos de partilha e aprofundamento da Palavra proclamada em cada uma das celebrações, que por sinal, foram muito bem desenvolvidas: as reflexões da Palavra foram bem feitas, breves, porém, profundas, com conteúdo e orientação para o momento realizado.

Celebração de Entrega da Profissão de fé:


Celebração de entrega da Oração do Senhor (Pai Nosso):


Celebração de Preparação imediata (Sábado Santo)


Após as celebrações, foram corrigidos pequenos detalhes, algumas dicas foram partilhadas, conversamos sobre o calendário de atividades do próximo ano, tiramos a foto oficial, segurando nas mãos o RICA (Rito de Iniciação Cristã para Adultos), estudado e celebrado pelo grupo, e o momento foi encerrado com uma confraternização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário