terça-feira, 30 de outubro de 2012

REUNIÃO COM COORDENADORES DA PASTORAL BÍBLICO CATEQUÉTICA 
 REGIÕES PASTORAIS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
(SÃO JUDAS, NOSSA SENHORA DO CARMO, SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E SÉ CATEDRAL)
29 DE OUTUBRO DE 2012


Na segunda-feira, 29 de outubro, na Basílica Menor Nossa Semhora Aparecida, em Rio Preto, aconteceu a reunião e formação com os coordenadores da Pastoral Bíblico-Catequética das regiões de São José do Rio Preto, articulada pela Ir Rosângela Aparecida Fontoura, coordenadora diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, com a presença das catequistas representantes regionais Beth Barbosa (São Judas), Larissa Guimarães (Sé-Catedral), Rosângela Tiso (Nossa Senhora do Carmo) e Maria Dirce Pereira (Sagrado Coração de Jesus), como também das coordenações paroquiais.


A reunião foi iniciada com a oração, seguida um testemunho missionário padre Welington Alves - missionário comboniano que esteve entre o povo de Nuer, no Sudão do Sul, no período de 2002 a 2011. Após a oração,foi lida e refletida uma das crônicas do padre Lima sobre o Sínodo da Nova  Evangelização para a transmissão da fé, texto em que destaca que o povo de Deus  esta distraído e confuso, correndo o risco de ruinosas desilusões. Foi também apresentado o texto da samaritana junto ao poço trazendo um balde "vazio", destacando que a família, tendo na mulher o papel sublime, deveria ser o "início" ou o lugar natural da evangelização, sendo apoiada pela Igreja,  pela política e pela sociedade. No entanto, a Igreja insiste que para evangelizar é necessário ser antes evangelizada e lança um apelo, no qual os catequistas devem exercer o papel de conduzir este povo de Deus para a experiência do encontro pessoal com Jesus, tornando-os discípulos. Dado o momento de reflexão do Sínodo, passou-se a conversar sobre agenda e atividades do próximo ano.


_______________________________________________________________________________

REUNIÃO COM OS COORDENADORES DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO PASTORAL DE BURITAMA - 29 DE OUTUBRO DE 2012



No dia 29 de outubro, segunda-feira, às 20h, na cidade de Buritama, os coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética, como também alguns catequistas da região de Buritama se reuniram para  um momento de avaliação e elaboração do calendário de atividades de 2013, com a presença das coordenadoras da região, Eva e Ozeny, além da colaboração da Vanilda, da  coordenação da Pastoral Bíblico-Catequética da Região de Votuporanga, que contribui para caminhada catequética da Região de Buritama.

Iniciamos a reunião com a oração do Espírito Santo, em seguida, foi feita a leitura do Evangelho, texto de Lucas 10, 38-42, refletindo sobre o que o texto nos diz, o que o texto tem a ver com o nosso trabalho enquanto catequistas, a quê nos convida. 

Logo após a oração, fizemos uma revisão das paróquia da região. Estavam presentes as cidades de Buritama, Nova Luzitânia, Zacarias e Planalto. Foi entregue uma proposta de avaliação das atividades que ocorreram no ano:  as atividades diocesanas, regionais e paroquiais e que serão recolhidas na próxima reunião no dia 03 de dezembro. Serão enviadas para as coordenações das cidades que não estavam presentes para avaliação junto com seus catequistas.

Já articulando o próximo ano, foi marcada a Semana Catequética da região de Buritama para os dias 25 a 28 de fevereiro de 2013, a definir o local. Foi falado sobre a abertura do Ano Catequético no dia 17/02/2013 e o Dia Nacional do Catequista dia 18/08/2013, para que cada cidade já se programe para participar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário