segunda-feira, 1 de outubro de 2012

I SIMPÓSIO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL 
 DE 28 A 30 DE SETEMBRO - REGIONAL SUL1


O primeiro Simpósio da Animação Bíblica da Pastoral Sul1-CNBB, destinado à catequistas, seminaristas, sacerdotes,  religiosos e agentes de pastorais, aconteceu dos dias 28 a 30 de setembro, no Centro de espiritualidade Santa Fé, em São Paulo, com o tema  "A Palavra de Deus na Vida e na Ação Pastoral: conhecer, amar e viver a Eucaristia". 

Nossa Diocese foi representada pelas catequistas Vanilda Silveira (Votuporanga), também coordenadora da Pastoral Bíblico-Catequética do RPII, Maria Dirce e Ir. Maria José (congregação missionárias servas da Igreja), que avaliaram o momento como positivo e motivador

No sábado, dia 29 de setembro, pela manhã, a primeira conferência foi assessorada por Padre Boris Agustin Nef Ulloa, com o tema: "O conhecimento da Palavra de Deus para a animação Bíblica da Pastoral", tendo como referência o documento PONTIFÍCIA Comissão Bíblica. Povo Judeu e suas Sagradas Escrituras na Bíblia Cristã. 



No período da tarde, a segunda conferência foi proferida por Dom Leonardo Ulrich Steiner – Secretário Geral da CNBB com o tema: “Contemplar a Palavra que dá sentido a vida dos discípulos missionários de Jesus Cristo”. E é o que deve hoje nos conduzir, ele contou também várias historias como testemunho de seu trabalho e envolvimento com o povo e a Bíblia.

Na terceira conferência tivemos a presença de Pe Jânison Sá, de Aracaju, que enfatizou o quanto é fundamental o contato de cada um de nós com a Bíblia. Falou também da dificuldade para se colocar em prática o que muitas vezes ouvimos e aprendemos, mas não podemos desanimar, pois, é importante a formação sistemática, continuada e profunda da Palavra de Deus.  Hoje pelo momento em que estamos vivendo somos motivados a ser só, a falta de tempo nos faz não pensar no outro, mas precisamos ajudar as pessoas a estar em contato e ler a Bíblia.


Vanilda avaliou o momento e destacou: "Achei muito interessante quando ele disse que todos nós estamos ligados a uma paróquia e é lá que devemos ser criativos, fazer acontecer atividades para encantar as pessoas para a leitura da bíblia, no caso gincana, concursos, estudos... enfim divulgar a bíblia, e por fim nos convidou para sermos 'servidores da Palavra'”.


 Maria Dirce, também representando nossa diocese destacou do Simpósio: "É preciso conhecer,entender, amar  verdadeiramente a Palavra de Deus para dar a ela a centralidade que ela exige, e que deve ocupar em nossas pastorais em nossas vidas. A Palavra de vida , a Palavra vivida, a Palavra rezada, a Palavra  encarnada, o discípulo missionário de Jesus Cristo  é chamado a contemplar esta Palavra que dá sentido a vida."

Irmã Maria José relata: "Que interessante! Um Simpósio sobre a Bíblia, Sagrada Escritura!? No terceiro milênio estamos pedindo para catequistas, agentes pastorais em geral usar com dinamismo a Palavra de Deus. Mas, enfim. Realmente é esta a realidade, a verdadeira realidade. Não é? Como fazer para que as famílias católicas rezem com a bíblia? Este Simpósio foi muito positivo. E deixou várias questões: Como? Como? Como? Como fazer a Palavra da Bíblia ser para os cristãos católicos Palavra de vida. Descobrir que a Palavra é uma pessoa. Um Outro de nós conosco, no meio dos humanos; como disse Dom Leonardo. Acho que nossa diocese já caminha bem nesta direção. Encerrando o Tempo da eucaristia e quase começando o Ano da fé. Qual será a base, o "humos" propiciador da fé senão a PALAVRA que se fez pão para nós. Amém."

A liturgia em geral foi muito participativa. A abertura foi marcada por uma via sacra com oito estações (marcando cada sub-regional do SUL1) e cada qual contou um trecho de nossa história enquanto Igreja:

•No principio era a Palavra...
•Abraão, o Pai da Fé
•Deus fala ao Povo
•Encarnação do Verbo
•A Igreja Apostólica
•Concilio Vaticano II
•Sínodo dos Bispos sobre a Palavra
•Deus nos fala no hoje de nossa Vida

Para encerrar o momento, se dizia: A Igreja cresce por atração, pelo anúncio missionário de pessoas que fizeram o encontro com Jesus Cristo e se sentiram movidas e comovidas a ir ao encontro dos outros irmãos e irmãs que estão morrendo pela falta de Deus.

Foi entregue também aos Sub-regionais um símbolo (a bandeja, o jarro, a vela, a cruz, a Bíblia e a água), recordando o desenho da assembleia de julho, símbolo que deverá estar presente nos momentos de reflexão, estudo, aprofundamento, reuniões do Sub-regional tematizando o Ano da fé.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário