sábado, 20 de outubro de 2012

REUNIÃO E FORMAÇÃO COM OS COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

Nessa sexta-feira, 19 de outubro de 2012, na Paróquia São José, em José Bonifácio, aconteceu mais uma reunião com os coordenadores paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética da região pastoral de José Bonifácio. Iniciamos nossa reunião, com a presença do Roberto Bocalete, rezando e  refletindo sobre a fé com texto de Romanos e em seguida, passamos a formação, refletindo juntos sobre o Sínodo da Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã, que está acontecendo em Roma.

Como temos recebido as crônicas do Sínodo, feitas pelo padre Luiz Alves de Lima, perito convidado para o Sínodo, destacamos pontos essenciais desses 12 dias de Sínodo, e tentamos compreender qual o possível reflexo do Sínodo da Nova Evangelização na Dimensão Bíblico-Catequética, a importância que está sendo a pessoa do catequista, ao ministério da catequese, a iniciação à vida cristã, a dimensão experiencial da liturgia, a experiência com a Palavra de Deus, o desafios da evangelização utilizando os meios de comunicação, metodologia de evangelização, o testemunho cristão, a antropologia teológica, entre outros pontos.

Terminada nossa reflexão, frutuosa e bem participada, passamos para articulação do encontro regional de catequistas, que será realizado no próximo sábado, dia 27 de outubro, a partir das 14h, na Paróquia Sagrada Família e Santos Reis, em José Bonifácio, continuando os laboratórios das celebrações do RICA, agora destacando as celebrações de entrega do Tempo da Catequese. Pedimos mais uma vez que as pastorais litúrgicas participem. Em seguida, organizamos nossa reunião de confraternização: momento de partilha, trocar de presentes e grande alegria entre o grupo, que está bem amigo e motivado.

O próximo passo foi a elaboração do calendário regional para 2013: anotamos as datas diocesanas  (Abertura da Catequese, Dia nacional dos catequistas, as datas da EBICAT, Jornada da fé); agendamos a Semana Catequética da região, que acontecerá de 04 a 06 de fevereiro de 2013, trabalhando os passos da elaboração do encontro de catequese iniciático: VER - ILUMINAR - CELEBRAR E AGIR; agendamos as formações regionais para catequistas, que terão como tema os pilares do Catecismo da Igreja Católica. Terminamos a reunião com um momento descontraído (como tem sido sempre em nossas reuniões) de confraternização e partilha de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário